Um homem de 45 anos foi preso em flagrante na segunda-feira (13) após ser flagrado jogando lixo de forma irregular no bairro da Terra Firme, em Belém. A ação foi resultado de uma operação de fiscalização coordenada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) e pela Guarda Municipal de Belém (GMB).
De acordo com a Sezel, o homem foi surpreendido despejando resíduos próximos ao Residencial Liberdade II, em um ponto conhecido pelo acúmulo constante de lixo, mesmo havendo um container disponível nas imediações. O diretor de limpeza urbana e coordenador da operação, coronel Marcos Lopes, informou que o flagrante ocorreu apenas duas horas após a conclusão da limpeza do local.
O infrator foi conduzido à Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), onde teve a prisão em flagrante lavrada pela delegada Letícia Silva de Abreu. O crime é previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que prevê pena de até cinco anos de reclusão e multa.
Segundo a prefeitura, a região do Canal do Tucunduba é um dos focos da operação “Belém em Ordem”, que busca reduzir pontos de descarte irregular e melhorar as condições sanitárias da cidade. Desde o fim de setembro, a ação já resultou em onze prisões, sendo oito delas em flagrante, e tem contado com apoio das Polícias Civil e Militar para reforçar a fiscalização, inclusive no período noturno.
Leia também:
Deixe um comentário