Gabarito do CNU 2025 é divulgado; prazo de recurso começa nesta terça, 7 - Estado do Pará Online

Gabarito do CNU 2025 é divulgado; prazo de recurso começa nesta terça, 7

Candidatos têm dois dias para contestar questões; abstenção foi menor que na primeira edição e governo classifica aplicação como tranquila

Tomaz Silva / Agência Brasil

O gabarito preliminar das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) já está disponível. A divulgação ocorreu às 10h desta segunda-feira (6), um dia após mais de 435 mil candidatos em todo o país realizarem as provas da segunda edição do certame.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o exame contou com quatro tipos de provas para cada um dos nove blocos temáticos, totalizando 36 gabaritos preliminares. O acesso deve ser feito na Página de Acompanhamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do concurso, com login pela conta Gov.br.

Por questão de segurança, os cadernos de prova também começaram a ser disponibilizados nesta segunda-feira. A ministra Esther Dweck afirmou, em entrevista concedida na noite de domingo (5), que o processo de aplicação foi considerado tranquilo em todo o país.

Os candidatos terão um prazo de 48 horas para apresentar recursos contra questões ou gabaritos. O período começa à 0h desta terça-feira (7) e termina às 23h59 de quarta-feira (8), exclusivamente pelo site oficial da FGV.

O MGI informou que o índice de abstenção foi de 42,8%, número menor que o registrado na primeira edição, em 2024, quando 54% dos inscritos não compareceram. Ao todo, 761.545 pessoas se inscreveram nesta edição do CNU.

O concurso oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. Destas, 2.480 são vagas imediatas, e outras 1.172 poderão ser preenchidas após a homologação dos resultados.

As notas finais das provas objetivas e as convocações para a segunda fase serão divulgadas em 12 de novembro, data que também marcará o início das etapas de verificação de cotas e avaliação de títulos. A prova discursiva está prevista para 7 de dezembro, com resultado preliminar em 23 de janeiro.

A lista definitiva de aprovados será publicada em 16 de março, quando começam as convocações para nomeação ou, quando houver, para o curso de formação.

Leia Mais: