Mariah Carey se apresenta em palco flutuante no Rio Guamá em evento global pela Amazônia - Estado do Pará Online

Mariah Carey se apresenta em palco flutuante no Rio Guamá em evento global pela Amazônia

A programação reunirá ainda nomes da música paraense como Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara; Deputada critica gasto de R$ 30 milhões enquanto festivais paraenses ficam sem apoio

Nesta quarta-feira (17), Belém recebe o espetáculo “Amazônia Live – Hoje e Sempre”, que terá como atração principal a cantora norte-americana Mariah Carey em um palco flutuante no Rio Guamá, em formato de vitória-régia. O evento, organizado pela Rock World, produtora do Rock in Rio e The Town, é patrocinado pela mineradora Vale e será transmitido nacional e internacionalmente.

Apesar de ser custeado integralmente por recursos privados, o valor estimado de R$ 30 milhões gerou críticas. A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) afirmou que há uma contradição no investimento milionário enquanto festivais paraenses como a Lambateria e o Se Rasgum não recebem repasses do governo estadual. Segundo a parlamentar, emendas impositivas voltadas à cultura local seguem sem cumprimento pelo Executivo.

A programação reunirá ainda nomes da música paraense como Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara, que dividirão o palco com Mariah Carey. A estrutura de 13,2 toneladas foi projetada para ser reaproveitável, com uso de materiais de baixo impacto ambiental.

Além do caráter artístico, o projeto busca chamar atenção para a preservação da floresta amazônica e servirá como marco simbólico às vésperas da Conferência do Clima da ONU (COP30), que acontecerá em Belém em novembro.

A transmissão será feita ao vivo pelo Multishow e Globoplay, com melhores momentos exibidos pela TV Globo. Nos bastidores, um documentário também será produzido para mostrar a concepção do evento e destacar a integração entre artistas locais e a proposta ambiental do festival.

Leia também: