O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa na manhã desta segunda-feira (8) de uma reunião virtual com líderes dos países do Brics — bloco de nações emergentes do Sul Global formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de países convidados como Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Irã e Arábia Saudita. O encontro está marcado para as 9h.
O objetivo do encontro é reforçar o convite para que os países do bloco participem da COP30, conferência climática que será realizada em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro. Lula pretende aproveitar a reunião para destravar a adoção de mecanismos de financiamento da proteção de florestas tropicais e da transição energética.
Durante a conferência, o Brasil lançará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), projeto que visa mobilizar recursos financeiros a serem repassados aos países em desenvolvimento que adotarem políticas de conservação florestal. A iniciativa é considerada estratégica para fortalecer a cooperação internacional na proteção ambiental e no combate às mudanças climáticas.
Leia também:









Deixe um comentário