A Basílica Santuário de Nazaré estará fechada para visitação e celebrações de 1º a 7 de setembro, em virtude da conclusão das obras de restauro do Altar-Mor e das capelas laterais situadas no lado direito do templo.
No dia 8 de setembro, data da Natividade de Nossa Senhora, do primeiro Círio e do Dia Municipal de Nossa Senhora de Nazaré, acontecerá a reabertura ao público, em um momento de fé e emoção na Casa da Rainha da Amazônia.
O trabalho de recuperação devolveu ao altar histórico sua originalidade artística, preservando elementos arquitetônicos e iconográficos que compõem o patrimônio cultural e religioso de Belém. A solenidade de reinauguração marcará a entrega de um espaço renovado para oração e celebrações litúrgicas.
Durante o fechamento, a programação de missas ocorrerão na Praça Santuário, e as demais atividades pastorais serão transferidas para outros espaços do complexo nazareno, assegurando a continuidade da vida religiosa. O vigário paroquial, Padre Josué Bosco – CRSP, explica que será uma semana atípica, mas que os fiéis continuarão recebendo a Eucaristia.
“As celebrações das missas acontecerão nos horários habituais, na Praça Santuário.
Contamos com a compreensão do povo de Deus nesse período em que a Basílica permanecerá fechada ao público”, destacou.
Programação de reabertura – 08 de setembro
1. 7h – Missa com entronização da Imagem Original no nicho do presbitério
2. 9h – Missa com entronização das insígnias basílicas
3. 12h – Missa com menção histórica ao 1º Círio
4. 15h – Terço, Adoração e Novena
5. 18h – Missa com subida da Imagem Original ao Glória
Todas as celebrações terão transmissão ao vivo pelo canal da Basílica Santuário de Nazaré no YouTube.
As obras de restauro contam com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), reafirmando a parceria em prol da conservação do patrimônio histórico e religioso da Amazônia.
Leia também:
Deixe um comentário