Demapa orienta população sobre poluição ambiental em Mosqueiro - Estado do Pará Online

Demapa orienta população sobre poluição ambiental em Mosqueiro

Além das orientações, houve a distribuição de materiais educativos como folders, cartazes, cartilhas e sacolas para descarte de lixos, reforçando a importância da preservação ambiental

A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) realizou, neste sábado (5), em Mosqueiro, ações para promover a conscientização ambiental e prevenir crimes como poluição sonora, maus-tratos contra animais, degradação ambiental e poluição hídrica durante o período de férias. 

Uma equipe da Sala Verde, da Demapa, realiza a orientação de visitantes na área das praias do distrito. A iniciativa integra a Operação Verão 2025.

Além das orientações, há a distribuição de materiais educativos como folders, cartazes, cartilhas e sacolas para descarte de lixos, reforçando a importância da preservação ambiental e do comportamento responsável, especialmente durante o período de maior fluxo de visitantes.

As equipes também realizaram orientações sobre o perigo da linha chilena ou linhas de cerol, que se enquadram em diversos crimes. Se a linha cortante causar ferimentos em alguém, é considerado crime de lesão corporal, previsto no artigo 129 do Código Penal, com pena de três meses a um ano de detenção. Os casos podem ser registrados em qualquer delegacia. 

O delegado Édson Azevedo, titular da Demapa, destaca a importância da ação durante o veraneio paraense. “A proposta é oferecer atividades educativas para orientar turistas, moradores e comerciantes nos balneários, contribuindo para um verão mais seguro e sustentável. Durante as atividades, repassamos informações sobre a legislação ambiental e os impactos negativos de práticas irregulares”, explicou.

Leia também: