Pará abre inscrições para cursos gratuitos voltados a mulheres empreendedoras - Estado do Pará Online

Pará abre inscrições para cursos gratuitos voltados a mulheres empreendedoras

Capacita COP30 oferece formações em inglês, gestão financeira e empreendedorismo digital, com prioridade para mulheres negras e indígenas.

Agência Pará

Mulheres empreendedoras que atuam no comércio já podem se inscrever em novos cursos gratuitos oferecidos pelo Programa Capacita COP30, do Governo do Pará. As inscrições iniciaram nesta quinta-feira (22) e são feitas exclusivamente pelo site capacitacop30.pa.gov.br.

Nesta etapa, serão oferecidas turmas de inglês, Gestão Financeira e Empreendedorismo Digital, com foco em mulheres negras, indígenas e que trabalham por conta própria. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Cielo, por meio do projeto Impulsiona Cielo Amazônia.

O Capacita COP30 já soma mais de 22 mil certificações em cursos gratuitos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança. Agora, ao voltar-se para o empreendedorismo feminino, o programa reforça o apoio a pequenos negócios e à geração de renda local.

Capacitar mulheres e empreendedoras é preparar o Pará para um desenvolvimento mais justo e inclusivo. Estamos olhando para a COP30 com responsabilidade, mas, principalmente, com compromisso social. Essas mulheres serão protagonistas da economia local antes, durante e depois do evento”, afirmou o secretário da Sectet, Victor Dias.

A proposta é também fortalecer setores como turismo, hotelaria e serviços, preparando o Estado para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém em 2025.

Estamos muito felizes em nos unir ao Governo do Estado do Pará para promover o Impulsiona Cielo Amazônia dentro do Capacita COP30. Acreditamos que capacitar mulheres e fomentar a economia local são caminhos para um legado duradouro de desenvolvimento sustentável e inclusivo. Nossa missão é apoiar essas pessoas na construção de negócios resilientes e prósperos, promovendo a igualdade de gênero e raça”, declarou Angélica Campos, da Cielo.

No dia 12 de maio, o Governo do Pará certificou duas mil pessoas que concluíram cursos do Capacita COP30 em Belém. Durante o evento, o governador Helder Barbalho anunciou o desenvolvimento de uma plataforma para conectar os profissionais qualificados às empresas dos setores de turismo, hotelaria, gastronomia e serviços.

A ideia é criar um banco de currículos que facilite a contratação de mão de obra especializada e estimule a inserção desses profissionais no mercado de trabalho.

Serviço:

  • Novas turmas do Programa Capacita COP30 para empreendedoras
  • Inscrições a partir de 22 de maio
  • Site: capacitacop30.pa.gov.br