Feira de Negócios do Cooperativismo paraense inicia na Estação das Docas com atrações culturais e oficinas

Com entrada gratuita e programação das 15h às 22h, o evento conta com 112 cooperativas estarão distribuídas em 52 estandes com produtos e serviços que vão de chocolates premiados e farinhas a soluções em saúde, crédito, reciclagem, transporte e educação.

Começa nesta quinta-feira (24) a quinta edição da Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense (FENCOOP), que reunirá até sábado (26) mais de 100 cooperativas de todas as regiões do estado na Estação das Docas, em Belém. Com entrada gratuita e programação das 15h às 22h, o evento é promovido pelo Sistema OCB Pará e reforça a diversidade, inovação e o potencial do modelo cooperativista no desenvolvimento econômico e sustentável do Pará.

Ao todo, 112 cooperativas estarão distribuídas em 52 estandes com produtos e serviços que vão de chocolates premiados e farinhas a soluções em saúde, crédito, reciclagem, transporte e educação. A feira conta com apoio de cooperativas como SICREDI, SICOOB, CRESOL, Uniodonto e Unimed, além do SEBRAE, ABRASEL, Governo do Estado do Pará, e dos deputados estaduais Fábio Freitas e Iran Lima.

Uma das novidades desta edição é a Cozinha Show, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (ABRASEL), que reunirá chefs renomados preparando pratos com ingredientes fornecidos pelas cooperativas, valorizando a identidade local e as histórias dos produtores.

A programação técnica também tem papel de destaque, com oficinas e encontros voltados à qualificação, inovação e fortalecimento do cooperativismo. Entre elas estão a Oficina de Políticas Públicas e Acesso a Crédito na Agricultura Familiar, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Oficina de Projetos Fundo Amazônia e a Oficina de Turismo Cooperativo. A feira também promove encontros de mulheres, jovens cooperativistas e juventude catadora.

A palestra de abertura será ministrada por Alexandre Espíndola com o tema “A Magia de Encantar Clientes, inspirado no jeito Disney”, voltada a lideranças cooperativistas que desejam aprimorar o relacionamento com seu público.

Realizada em um contexto simbólico – o Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU – e nos preparativos para a COP30, a FENCOOP 2025 destaca o cooperativismo como modelo socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente responsável.

Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a feira é um marco importante: “A FENCOOP reforça o papel fundamental das cooperativas para a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico, mostrando como o modelo cooperativista é competitivo, rentável e diverso. A feira materializa todo o discurso, além de fomentar a economia paraense, gerando negócios e renda em curto, médio e longo prazo para as cooperativas e para o estado.”

Confira a programação completa da FENCOOP 2025:

24 de abril (quinta-feira)
15h: Exposição de produtos e serviços das cooperativas – Galpão 3, Estação das Docas
17h: Cerimônia de abertura – Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas
18h: Cozinha Show – Galpão 3, Estação das Docas
20h30: Apresentação Cultural – Galpão 3, Estação das Docas

25 de abril (sexta-feira)
9h: Encontro de Mulheres Cooperativistas – ALEPA
9h: Encontro Anual da CENTRAL CUIA – Sede do Sistema OCB/PA
14h: Oficina de Políticas Públicas e Acesso a Crédito na Agricultura Familiar – Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas
15h: Exposição de produtos e serviços das cooperativas – Galpão 3, Estação das Docas
18h: Cozinha Show – Galpão 3, Estação das Docas
20h30: Apresentação Cultural – Galpão 3, Estação das Docas

26 de abril (sábado)
9h: Encontro de Jovens Cooperativistas – Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas
9h: Oficina de Projetos Fundo Amazônia – Sede do Sistema OCB/PA
14h: Encontro da Juventude Catadora – Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas
14h: Oficina de Turismo Cooperativo – Sede do Sistema OCB/PA
15h: Exposição de produtos e serviços das cooperativas – Galpão 3, Estação das Docas
18h: Cozinha Show – Galpão 3, Estação das Docas
20h30: Apresentação Cultural – Galpão 3, Estação das Docas

Leia também: