Operação conjunta combate extração ilegal de aterro e minérios em Marituba

Durante a operação, uma área de aproximadamente 480 hectares no bairro Canaã foi fiscalizada. A região, já bastante impactada por ações ilegais de extração mineral, apresentava também descarte irregular de resíduos sólidos, configurando uma série de crimes ambientais.

Foto divulgação

Uma grande operação de fiscalização foi realizada na sexta-feira (11), em Marituba, com o objetivo de coibir o transporte irregular de cargas de aterro e minérios extraídos ilegalmente de áreas conhecidas como “curvões”. A ação contou com a participação de diversos órgãos públicos e resultou em prisões em flagrante, apreensões de máquinas pesadas e encaminhamentos para investigação de crimes ambientais.

Coordenada pela Polícia Civil, a operação envolveu também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a Guarda Municipal (Sesped) e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran). Os alvos principais foram veículos suspeitos de transportar material proveniente de áreas degradadas.

Durante a operação, uma área de aproximadamente 480 hectares no bairro Canaã foi fiscalizada. A região, já bastante impactada por ações ilegais de extração mineral, apresentava também descarte irregular de resíduos sólidos, configurando uma série de crimes ambientais. Foram apreendidas caçambas, tratores, escavadeiras e outros equipamentos utilizados na atividade clandestina.

“São secretarias e agentes públicos integrados no combate aos crimes ambientais, pela sustentabilidade de Marituba e pela qualidade de vida da população local”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Renata Novaes.

Os impactos causados por essas práticas ilegais incluem contaminação do solo e dos recursos hídricos, proliferação de doenças, deslizamentos de terra, erosão e a degradação de áreas residenciais próximas aos curvões.

De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Leonam Moura, a atuação da Setran foi essencial para o controle do tráfego na região. “O transporte participa junto à Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil e Meio Ambiente da operação ‘Terra Devastada’, dando apoio na fiscalização de veículos irregulares que transitam por locais proibidos em Marituba, danificando as vias e prejudicando os moradores”, afirmou.

A operação reforça o compromisso dos órgãos públicos no enfrentamento aos crimes ambientais e na proteção das áreas urbanas e ambientais de Marituba.

Leia também: