Zequinha Marinho garante apoio aos indígenas após polêmica com nomeação de Casimiro Marinho - Estado do Pará Online

Zequinha Marinho garante apoio aos indígenas após polêmica com nomeação de Casimiro Marinho

Sobrinho do senador do Podemos-PA foi nomeado para coordenador o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Redenção, no Pará. Em protesto, índios da etnia Kayapó ocupam a sede do órgão.

Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza reunião deliberativa com 8 itens. Entre eles, o PL 2.720/2022, que "Modifica o art. 261 da Lei nº 9503 de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro) para determinar o limite de 120 pontos para suspensão de dirigir dos caminhoneiros". Senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) em pronunciamento à bancada. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) divulgou um comunicado sobre os protestos dos índios da etnia Kayapó pela nomeação de Casimiro Marinho, sobrinho dele, como coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Redenção, na região sul do Pará.

Em contato com a reportagem do Estado do Pará Online (EPOL), a equipe de comunicação do senador informou que Zequinha Marinho “reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização dos povos originários e a proteção do patrimônio ambiental do Brasil”.

Além disso, o senador destacou ser o autor da PEC 10/2024, que “garante aos povos originários o direito de explorar e comercializar sua própria produção, fortalecendo a autonomia econômica dos indígenas”.

Desde a nomeação de Casimiro Marinho, na última quinta-feira, no Distrito, indígenas da etnia Kayapó estão ocupando a sede da DSEI, em Redenção, em protesto contra o novo coordenador do órgão. Os grupos estão vindo de aldeias do Pará e Mato Grosso.

Nos próximos dias, deve haver uma reunião entre as lideranças Kayapó, representantes do governo e sociedade civil. No entanto, o posicionamento dos indígenas é contrário a nomeação de Casimiro Marinho.

Confira a nota na íntegra:

O senador Zequinha Marinho atua com firmeza para ampliar a cidadania e assegurar mais direitos aos povos indígenas. Com visão de futuro e compromisso com a liberdade econômica, é autor da PEC 10/2024, que garante aos povos originários o direito de explorar e comercializar sua própria produção. Essa proposta fortalece a autonomia econômica dos indígenas que desejam empreender e prosperar em suas terras, respeitando sua cultura e seus interesses.

Na área da mineração, o senador lidera com coragem ao propor o PL 2973/2023, que permite a outorga de lavra garimpeira mesmo em áreas já oneradas por requerimentos ou autorizações de pesquisa. Essa medida estratégica abre caminho para uma segunda lavra em áreas previamente mineradas, evitando a expansão desordenada da atividade sobre florestas, unidades de conservação e, sobretudo, terras indígenas.

Com essas iniciativas, Zequinha Marinho reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a valorização dos povos originários e a proteção do patrimônio ambiental do Brasil.

Leia também:

Indígenas Kayapó fecham sede do Dsei em Redenção contra indicação política