Durante o lançamento da Agenda Estratégica da Mineração 2025, o senador Zequinha Marinho (Podemos/PA) defendeu a necessidade de uma legislação mais moderna e eficiente para alavancar o desenvolvimento econômico e social por meio da exploração responsável das riquezas minerais do Brasil. O evento foi realizado na última terça-feira (8), na Câmara dos Deputados, e também celebrou os dois anos da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin).
Vice-presidente da FPMin no Senado, Zequinha alertou para os prejuízos causados pela subutilização das jazidas minerais brasileiras e reforçou que o país ainda desconhece boa parte de suas reservas. “Do pouco que conhecemos, utilizamos muito pouco. Isso tem causado grandes perdas econômicas. Precisamos ser mais inteligentes e eficientes, especialmente no campo legal”, afirmou.
A Agenda Estratégica da Mineração 2025 propõe ações em áreas como política nacional de minerais críticos e estratégicos, licenciamento ambiental, tributação, rastreabilidade, diversificação econômica dos municípios mineradores, pesquisa e modernização do setor.
Durante o evento, o senador paraense também destacou a importância de projetos como o PL 2780/2024, de autoria do deputado Zé Silva (SD-MG), que busca fomentar a pesquisa e o uso de minerais essenciais para o fortalecimento da indústria nacional, com foco em setores estratégicos como energia renovável e produção de fertilizantes.
“Minha fé na FPMin é que possamos debater projetos de lei, mesmo os mais polêmicos, desde que tragam eficiência. O Brasil precisa aproveitar seu potencial mineral como o Canadá faz – promovendo melhorias reais na qualidade de vida da população”, declarou.
Zequinha concluiu sua participação destacando que os desafios atuais do setor podem ser superados com uma legislação que promova o uso estratégico dos recursos naturais. “Mesmo com as dificuldades, acredito que podemos superar os obstáculos com uma legislação moderna, que permita ao Brasil usufruir plenamente de seu potencial mineral”, finalizou.
Leia também:
Deixe um comentário