Voltou a circular nas redes sociais nesta semana um vídeo onde Igor Normando (MDB) defende a retirada da população da orla da cidade, deixando o espaço livre para empreendimentos imobiliários. No entanto, as imagens originalmente publicadas nas redes sociais de Igor Normando são de 2017, ano em que ele exercia mandato como vereador de Belém.
Em seu discurso, ele diz: “A gente pode sim dialogar com a iniciativa privada, com o poder executivo, para que possa dar habitação de qualidade a essas pessoas, remanejá-las e construir a orla que todo mundo merece (…) Porque não privatizar aquilo que nós não temos condições de cuidar”.
Confira:
Na sequência, ele afirma que “é preciso entender que não adianta nada a população que vive no entorno viver ali no bairro nobre, se não tem condição real de viver”.
O vídeo originalmente foi publicado nas redes sociais do então vereador, onde ele defende a privatização dessas áreas de orla da capital paraense e o “remanejamento digno” das pessoas que vivem ao redor da região.
O fenômeno citado indiretamente pelo atual candidato a prefeitura de Belém é chamado de gentrificação, caracterizado pelo processo de segregação socioespacial em áreas urbanas, que na prática pode ser descrito da seguinte forma: uma área da cidade recebe uma valorização acentuada e vira alvo de especulação imobiliária, que acaba gerando a ‘expulsão’ de seus antigos moradores devido ao aumento repentino do custo de vida e dos impostos de habitação por morar na área que viveu o boom imobiliário.
Leia também:
Deixe um comentário