Dirigir é um privilégio que exige responsabilidade desde o primeiro momento ao volante. No Pará, o sonho da primeira habilitação movimenta milhares de pessoas todos os anos. Seja pela busca por mais independência ou pela necessidade de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, a procura pela 1ª habilitação lidera o ranking de atendimentos nos postos do Detran.
Mas junto com o documento provisório, conhecido como Permissão para Dirigir (PPD), vem também uma fase decisiva para quem deseja garantir a tão esperada CNH definitiva. E é justamente nesse período que muitos novos condutores enfrentam o maior obstáculo: manter a ficha limpa no trânsito.
Em 2024, mais de seis mil motoristas iniciantes perderam a permissão por desrespeitar as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, principalmente envolvendo infrações graves, gravíssimas ou reincidência em infrações médias.
“A PPD é um documento temporário, que funciona como um período de avaliação do condutor aprovado nos exames de habilitação (médico, psicológico, teórico e prático). Somente 12 meses após esse período é que ele obterá a CNH definitiva”, destaca a diretora de habilitação de condutores e registro de veículos do Detran, Carolina Sampaio.
A PPD funciona como um verdadeiro teste prático de comportamento no trânsito. Caso o condutor seja flagrado cometendo irregularidades dentro do período de 12 meses, ele perde o direito à CNH definitiva e precisa recomeçar todo o processo de habilitação, incluindo aulas, provas e custos com autoescola. Essa regra se aplica inclusive aos beneficiários de programas sociais, como o CNH Pai D’égua.
Deixe um comentário