No embalo da nova “febre” das redes sociais, a cantora Viviane Batidão surpreendeu seus fãs ao compartilhar versões suas no estilo do renomado Studio Ghibli, utilizando ferramentas de inteligência artificial. A tendência de “ghiblificação” tem conquistado internautas ao redor do mundo, permitindo transformar fotos pessoais em ilustrações que remetem às clássicas animações japonesas.
Fundado em 1985 pelos cineastas Hayao Miyazaki e Isao Takahata, o Studio Ghibli é um dos estúdios de animação mais aclamados do mundo, conhecido por suas histórias encantadoras e visuais marcantes. Suas produções, como ‘A Viagem de Chihiro’, ‘Meu Amigo Totoro’ e ‘Princesa Mononoke’, conquistaram prêmios internacionais e influenciaram gerações de animadores e cineastas.
Como fazer sua versão animada
A popularização desse estilo se deve, em parte, a atualizações em plataformas de inteligência artificial, que agora permitem recriar imagens com a estética característica do Studio Ghibli. No entanto, essa prática não está isenta de controvérsias. Miyazaki, em um documentário da NHK exibido em 2019, já havia expressado repulsa por animações geradas por IA: “Nunca gostaria de incorporar essa tecnologia no meu trabalho. Sinto profundamente que isso é um insulto à própria vida” disse o co-fundador do estúdio.
Entretanto, apesar das discussões éticas e da crítica de Miyazaki, a ferramenta tem aproximado mais pessoas das obras do Studio Ghibli e divertido aqueles que sonham em se ver representados nesse universo. A possibilidade de transformar fotos em ilustrações no estilo Ghibli permite que fãs experimentem a magia das animações de uma maneira personalizada.
Com informações de Ei Nerd
Leia também:
Deixe um comentário