Vigilância sanitária identifica irregularidades em clínica de Icoaraci após perda de visão de pacientes

A interdição temporária é resultado de falhas em protocolos de segurança e infraestrutura.

A Vigilância Sanitária Municipal confirmou irregularidades na Clínica São Lucas, em Icoaraci, após uma segunda vistoria realizada nesta sexta-feira (18). A inspeção revelou que a clínica não atendeu às exigências apontadas em uma primeira visita. Por conta disso, foi determinada a interdição cautelar temporária do bloco cirúrgico e do Centro de Material e Esterilização (CME).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), a interdição se deu por diversas infrações sanitárias, incluindo o não cumprimento dos protocolos de segurança, como a higienização das mãos, essencial para o controle de infecções. Além disso, a clínica não apresentou comprovação de que os instrumentos cirúrgicos utilizados foram devidamente limpos e esterilizados, e a estrutura física era inadequada para o volume de cirurgias realizadas.

A Sesma informou que as áreas interditadas permanecerão assim até que as exigências sejam cumpridas.

Em julho de 2024, a clínica realizou um mutirão de cirurgias que resultou em 22 pacientes com infecções bacterianas, sendo que 16 deles precisaram retirar os olhos. O caso está sob investigação sigilosa pela Polícia Civil do Pará, que encaminhou o assunto à Delegacia do Consumidor (DECON) e está colhendo testemunhos e realizando perícias.

Até o momento, os representantes da Clínica São Lucas não se pronunciaram sobre o ocorrido.

Leia também: