Vídeo: professores, estudantes e movimentos sindicais fazem protesto em frente à UFRA

A manifestação tem como principal objetivo, segundo os organizadores, exigir o restabelecimento da democracia na UFRA.

Protesto de estudantes e professores.
Reprodução. O protesto fechou os dois sentidos da avenida Perimetral.

No Dia Nacional em Defesa da Democracia e contra a intervenção na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), entidades sindicais, comandos de greve e movimentos estudantis das universidades UFPA, UFRA e IFPA se unirão em uma manifestação na avenida Perimetral. O evento começou por volta das 8h desta quinta-feira (9).

A manifestação, que “fechou” os dois sentidos da avenida Perimetral, tem como principal objetivo, segundo os organizadores, exigir o restabelecimento da democracia na UFRA.

“Desde julho de 2021, a universidade é liderada pela professora Herdjania Lima, que ficou em segundo lugar nas eleições, mas foi empossada pelo então presidente Bolsonaro devido à sua afinidade ideológica com ele. Essa ação é vista como uma intervenção do ex-mandatário e um desrespeito à autonomia universitária”, informou o grupo de manifestantes.

A manifestação ocorre antes de uma nova rodada de negociações agendada para 13 de maio, em resposta à pressão por avanços concretos nas reivindicações dos docentes, técnicos e estudantes da Educação Federal.

Leia também: