Um peixe moréia foi encontrado morto em uma praia de Salinópolis na última segunda-feira (29).
O animal assustou os moradores da praia do Farol Velho. Nas imagens, é possível ver que o animal já foi encontrado sem vida na areia da praia. Ainda não se sabe o que causou a morte do animal.
O que é um peixe moréia?
As moréias, também conhecidas como Caramuru pelo povo indígena brasileiro Tupinambá, são peixes teleósteos, anguiliformes, pertencente à família dos munerídeos (Muraenidae), sendo uma de suas principais características o corpo alongado e cilíndrico. Existem mais de 200 espécies de moréias agrupadas dentro de 15 gêneros, sendo que a maior alcança 4 metros de comprimento.
Onde vivem?
Habitam águas tropicais e subtropicais do Atlântico, sendo encontrada em toda a costa brasileira. São animais de hábitos solitários e noturnos, saindo em busca de alimento no meio da noite. As moréias são carnívoras e sua dieta é constituída basicamente de crustáceos, peixes e polvos. Durante o dia, vivem em recifes ou debaixo de rochas, mantendo a cabeça para fora e a boca aberta. Deste modo, seus afiadíssimos dentes ficam expostos, conferindo-lhe um aspecto assustador, espantando os outros animais, com exceção de um peixe (peixe-limpador), de aproximadamente 10 cm de comprimento, que possui uma relação de simbiose com a moréia. Este pequeno animal limpa sua pele e remove pedaços de alimentos presos em seus afiados dentes.
Fonte: info escola
Leia também:
Deixe um comentário