Um vídeo impressionante circula nas redes sociais e mostra um grupo de ribeirinhos realizando uma prática tradicional: mudar uma casa inteira de lugar em questão de segundos. A ação, que pode parecer incomum, é na verdade bastante corriqueira em comunidades às margens dos rios amazônicos.
O objetivo é proteger as residências do fenômeno conhecido como “terras caídas”, quando o solo fragilizado pelas cheias se desprende e desliza para dentro do rio. Nessas situações, a mudança rápida é a única forma de evitar a perda completa da moradia.
Um vídeo impressionante circula nas redes sociais e mostra um grupo de ribeirinhos realizando uma prática tradicional: mudar uma casa inteira de lugar em questão de segundos. pic.twitter.com/FEFvATV6lN
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) September 30, 2025
Além da técnica, chama atenção a união entre vizinhos e parentes, que se reúnem para levantar e transportar a casa de madeira até um local seguro, longe da área de risco. O gesto reforça a importância da solidariedade comunitária, que se mantém viva como uma das principais formas de enfrentamento aos desafios da vida ribeirinha.
Leia também:
Deixe um comentário