Vídeo: mais de 500 indígenas marcham em defesa do Decreto Estadual N° 4.430/2025

A marcha anunciada pela FEPIPA (Federação dos Povos Indígenas do Pará) reúne grupos que estiveram em reunião com o governador Helder Barbalho (MDB) e discordam da mobilização feita pelos povos que estão reunidos na Seduc

Créditos: reprodução

Um grupo com mais de 500 indígenas participam de uma manifestação em defesa do Decreto Estadual N° 4.430/2025, que criou um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar uma política educacional específica para os povos indígenas.

A marcha anunciada pela FEPIPA (Federação dos Povos Indígenas do Pará) reúne grupos que estiveram em reunião com o governador Helder Barbalho (MDB) e discordam da mobilização feita pelos povos que estão reunidos desde o dia 14 de janeiro na sede da Seduc, em Belém.

O decreto estadual nº 4.430/2025, que estabelece a participação de secretarias estaduais, lideranças indígenas e de instituições educacionais na formulação de uma política específica para a educação escolar indígena foi firmado após reuniãos de grupos ligados a FEPIPA com o governo do estado..

O grupo que marchou na tarde de hoje, entraram em diálogo com o governador Helder Barbalho e manifestaram discordância em relação à mobilização de outro grupo que, desde 14 de janeiro, ocupa a sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em Belém. Este segundo grupo protesta contra a Lei nº 10.820/2024, alegando que a medida prejudica os profissionais do magistério e os povos originários do estado.

Os manifestantes que participaram da marcha em apoio ao Decreto nº 4.430/2025 não são os mesmos que estão ocupando a Seduc. Ambos os grupos são formados por diferentes povos indígenas, cada um com demandas e perspectivas distintas em relação às políticas educacionais no Pará.

Leia também: