Vídeo: Indígenas Munduruku denunciam queimada ilegal em TI Sawre Muybu

A líder indígena Alessandra Korap, relatou que o território está pegando fogo há pelo menos quatro dias e até o momento nada foi feito para conter as chamas.

TI Sawré Muybu no Médio Tapajós, no Pará. Foto: Associação Pariri

Indígenas da etnia Munduruku, no Pará denunciaram queimadas ilegais na Terra Indígena Sawré Muybu, que fica localizada na região do Médio Tapajós. A denúncia foi protocolada na última sexta-feira (20), no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Itaituba.

Segundo a líder indígena , Alessandra Korap, o território está pegando fogo há pelo menos quatro dias e até o momento nada foi feito para conter as chamas. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Alessandra aparece em frente a sede do ICMBio pedindo para que autoridades tomem as providências necessárias.

“Em todo canto está havendo crime ambiental para aumentar pasto, colocar soja e a gente não está aguentando mais. Mesmo com tudo isso, os órgãos não estão fazendo o seu trabalho de fiscalizar e punir as pessoas que fazem esses crimes. O nosso povo, o povo Munduruku pede urgentemente que façam algo”, desabafou.

Reprodução: Redes Sociais

 O ICMBio informou em nota, que “está avaliando as proporções do incêndio e irá solicitar apoio ao Ibama para articular as estratégias de combate na região”.