A cantora Gaby Amarantos promoveu, na tarde de ontem (13), um banho de cheiro na Ilha do Combu, em Belém, reunindo várias personalidades. Entre os convidados estavam a cantora Keila, da Gang do Eletro, o ex-BBB Fred Nicácio, Leona Vingativa e Carol Conká.
Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Gaby falou sobre a importância dessa prática, destacando sua conexão com a cultura amazônica. Na legenda, ela escreveu: “Eu tenho muito orgulho da minha cultura, e dar continuidade a ela vai além da música. A prática do banho de cheiro me foi passada pelas minhas antepassadas e eu pretendo dar continuidade para as futuras gerações. Para mim, esse banho é um abraço da floresta, é um resgate da nossa ancestralidade e, principalmente, é uma manifestação da nossa identidade Amazônica. Viva a cultura brasileira que nasce no Pará.”
A cantora Gaby Amarantos promoveu, na tarde de ontem (13), um banho de cheiro na Ilha do Combu, em Belém, reunindo várias personalidades. Entre os convidados estavam a cantora Keila, da Gang do Eletro, o ex-BBB Fred Nicácio, Leona Vingativa e Carol Conká. pic.twitter.com/ig4DHXyyTY
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) December 14, 2024
Em sua fala, Gaby explicou: “A Amazônia ancestral, vivida através de sabores, núcleos, cheiros. E hoje eu quero falar pra vocês sobre o banho de cheiro. É uma prática que aprendi com os meus ancestrais, que veio dos povos indígenas e das comunidades ribeirinhas. Nós realizamos a imersão do corpo em ervas. Com as nossas próprias mãos, maceramos as essências, flores naturais e ervas fervidas na água para trazer a nossa energia. Para mim, esse ritual é uma purificação espiritual e física, para afastar energias negativas e atrair tudo de melhor que a gente possa vibrar.”
A cantora enfatizou que o banho de cheiro não está relacionado à religião, mas sim à conexão com a natureza e com pessoas especiais. “Valorizamos as nossas encantarias que são passadas de geração a geração. Isso é cultura, isso é ancestralidade, respeito e amor. E aí, quem ficou afim de experimentar essa experiência e fazer uma tradição na floresta?”
O banho de cheiro é uma prática tradicional da cultura amazônica, que envolve o uso de ervas e flores naturais para promover a purificação espiritual e física.
Leia também:
Deixe um comentário