Um vazamento de amônia ocorrido na noite desta quarta-feira (18) na fábrica da Sambazon, localizada no bairro Massarapó, em Barcarena, mobilizou equipes de emergência e resultou na evacuação do local.
De acordo com testemunhas, pelo menos nove funcionários desmaiaram devido à exposição ao gás tóxico, enquanto vários outros passaram mal. Algumas das vítimas foram encaminhadas por colegas em veículos particulares para a UPA 24 horas da Vila dos Cabanos.
Relatos preliminares apontam para uma possível demora da direção da fábrica em evacuar a área de produção, onde o vazamento ocorreu, o que pode ter agravado o incidente. Outro fator preocupante seria a ausência de técnicos de segurança no turno da noite, deixando os trabalhadores sem orientação adequada diante da emergência.
A amônia é um gás altamente tóxico e corrosivo, capaz de causar sérios danos à saúde, como irritação nas vias respiratórias, olhos e pele, além de sintomas como tontura, desorientação e risco de asfixia.
Em nota, a Prefeitura de Barcarena informou que oito funcionários que tiveram contato com a amônia deram entrada na UPA apresentando sintomas como irritação na garganta, no nariz e desconforto respiratório. Todos receberam atendimento médico, foram estabilizados e liberados após período de observação.
Na manhã desta quinta-feira (19), uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve na fábrica para investigar o incidente. A empresa Sambazon ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.
Leia também:
Deixe um comentário