Vice-governadora detalha obras preparatórias para a COP 30

São projetos amplos que incluem melhorias na mobilidade urbana, conectividade, saneamento e tecnologia nos serviços públicos e prometem beneficiar mais de 900 mil residentes de Belém.

IMAGEM DA COLETIVA
Foto Divulgação

Na coletiva de imprensa desta quarta-feira (28), realizada na área de construção do Parque da Cidade, a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) garantiu que as obras relacionadas à preparação de Belém para sediar a Conferência das Partes no próximo ano estão avançando conforme o cronograma previsto. Estas obras prometem gerar empregos diretos e trazer benefícios para mais de 900 mil belenenses.

Os projetos abrangem diversas áreas, desde mobilidade urbana, conectividade e saneamento até aprimoramentos tecnológicos nos equipamentos públicos. Em março, está prevista a visita do presidente francês Emmanuel Macron, em conjunto com o presidente Lula (PT), para discutir a realização do evento e iniciativas para a região amazônica e o estado do Pará. Confira como ficará a Av. Visconde Souza Franco (Doca) após as obras:

“Até o momento, cerca de 25% das obras já foram concluídas. Estamos trabalhando na construção de quadras poliesportivas, um lago, mirante, trilhas, um centro gastronômico, uma área dedicada à bioeconomia, além de um batalhão da Polícia Militar e um centro administrativo para gerenciar a área”, destacou Hana. A Avenida Tamandaré passará por uma modernização e reurbanização para se tornar um Parque Linear, e também está prevista a construção de um terminal para os comerciantes que utilizam o porto.

Hana Ghassan (MDB) também confirmou que as obras de macrodrenagem em andamento ajudarão a reduzir alagamentos em várias áreas da cidade, melhorando significativamente o trânsito. Além disso, ressaltou que o governo adquiriu ônibus elétricos com ar-condicionado e wi-fi para circular na área do BRT Metropolitano.

Por fim, a vice-governadora enfatizou os esforços do governo para fortalecer as forças policiais em colaboração com o governo federal e as Forças Armadas, visando garantir total segurança durante o evento.

“O Parque da Cidade e o Porto Futuro, duas obras já em andamento, são financiadas integralmente pelo governo do Estado. As sete obras estruturantes anunciadas são financiadas pelo governo federal e destinadas especificamente para Belém, sede da COP”, concluiu Hana Ghassan.

Leia também: