Vereador denuncia testes de covid-19 vencidos e Prefeitura de Conceição do Araguaia divulga nota técnica

Nas imagens, o parlamentar aparece mostrando a embalagem que está vencida desde o dia 26 de março de 2023. Prefeitura do município se manifestou sobre o caso.

O vereador Sharles Peixoto (PT) denunciou em suas redes sociais que os testes de covid-19 oferecidos pela Prefeitura de Conceição do Araguaia estão vencidos. Nas imagens, o parlamentar aparece mostrando a embalagem que tem data de validade até o dia 26 de março de 2023.

“Cadê o compromisso com a saúde pública de Conceição do Araguaia? Quero aqui nesse momento chamar a atenção das autoridades, do Ministério Público, da Justiça, da Câmara dos Vereadores, de todas as autoridades, que imediatamente nos ajudem a barrar isso. Imediatamente ao município e Governo do Estado, suspenda e recolha todo esse material”, desabafou o verador.

O parlamentar ainda alertou a população para que quando forem procurar o posto de saúde, em busca da vacina, pedirem para ver a data de validade.

A secretária de saúde do município, Elaine Salomão de Sales, se manifestou sobre o caso e informou, que devido ao aumento dos casos de covid-19, houve necessidade de fazer testes rápidos, que foram solicitados junto ao Governo do Estado. Segundo ela, os lotes foram respaldados por uma nota técnica, dando autorização para utilizar os testes mesmo com a data vencida. Estes testes possuem estabilidade e qualidade necessária para dar o resultado exato. “Só utilizamos porque temos o respaldo do Ministério da Saúde”, explicou.

O prefeito do município, Jair Martins (MDB), enviou ao Portal Estado do Pará Online, a nota técnica do Ministério da Saúde, informando que os lotes vencidos apresentam estudo de estabilidade para 24 meses de validade a partir da sua data de fabricação e que a extensão de validade foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os referidos lotes foram analisados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), apresentando desempenho satisfatório. Portanto, os lotes citados tem validade estendida para janeiro de 2024.

Leia também: