UFPA lança manual com orientações sobre saúde mental estudantil; veja onde conseguir ajuda - Estado do Pará Online

UFPA lança manual com orientações sobre saúde mental estudantil; veja onde conseguir ajuda

Guia reúne serviços de acolhimento, projetos e dicas de bem-estar voltados à rotina universitária

Divulgação / UFPA

Conciliar as pressões da vida acadêmica com as demandas da vida adulta é um desafio constante para estudantes universitários. Provas, prazos apertados e cargas horárias intensas podem afetar a saúde emocional e o bem-estar dos alunos.

Pensando nisso, o Grupo de Pesquisa em Psicologia do Esporte e Exercício da UFPA, no campus Castanhal (GPPEE-UFPA), desenvolveu o Manual da Saúde Mental: um guia para o estudante.

O material tem como objetivo principal facilitar o acesso da comunidade acadêmica aos serviços de acolhimento e apoio psicológico disponíveis na Universidade.

Além disso, o manual traz informações sobre projetos, programas e práticas que promovem qualidade de vida durante a trajetória universitária, incluindo dados, comportamentos que impactam a saúde mental e redes de suporte disponíveis no ambiente universitário.

O manual que desenvolvemos auxilia os universitários a entender como e onde encontrar esse suporte de acolhimento dentro do campus. Muitas vezes, só de compartilhar essas dificuldades com um profissional, os estudantes já conseguem enxergar saídas que não estavam visíveis antes. Reconhecer esses desafios é o primeiro passo para buscar ajuda”, afirma o professor Daniel Pires, coordenador do GPPEE-UFPA.

O guia é resultado de uma parceria com o Laboratório de Neurociência do Exercício (LaNEx), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e foi desenvolvido no contexto do projeto internacional Unilife-M.

A iniciativa investiga a relação entre estilo de vida e saúde mental em estudantes universitários de diferentes países e está presente em 22 nações, com centros de pesquisa locais adaptando o conteúdo às realidades de cada instituição participante.

Cada versão do manual é personalizada conforme as demandas e características de sua comunidade acadêmica. O objetivo do projeto global é criar uma rede de apoio com informações acessíveis, fortalecendo ações de acolhimento e prevenção no ambiente universitário.

De acordo com Daniel Pires, é fundamental discutir a saúde mental nesse contexto, pois a universidade representa um período de grandes transições e cobranças.

É comum, por exemplo, sentir ansiedade antes das provas, culpa por não conseguir acompanhar o ritmo das disciplinas ou uma preocupação exagerada com o futuro. Muitos alunos acabam normalizando se sentir assim e não procuram ajuda”, explica.

Para o pesquisador, esse tipo de comportamento precisa ser observado com atenção.

É importante que os estudantes trabalhem esse autocuidado de perceber que, quando esses sentimentos persistem por dias ou semanas e começam a afetar o sono, a alimentação, o rendimento acadêmico ou os relacionamentos, é um sinal importante de que o corpo e a mente estão pedindo atenção”, alerta.

O Manual da Saúde Mental: um guia para o estudante está disponível gratuitamente para toda a comunidade acadêmica. O material pode ser acessado por meio da página oficial do GPPEE-UFPA e também será distribuído em ações de acolhimento e campanhas promovidas dentro da universidade.

Leia Mais: