UFPA e instituição francesa firmam parceria para promover pesquisas sobre sistemas agrícolas na Amazônia

A parceria entre UFPA e Cirad visa fortalecer pesquisas agrícolas e promover soluções sustentáveis para a Amazônia.

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Pará (UFPA) assinou, no dia 25 de novembro, um Acordo de Cooperação Técnica e Científica com o Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad) da França. O objetivo é desenvolver projetos de colaboração acadêmica, científica e cultural entre as duas instituições, com duração de cinco anos.

A assinatura contou com a presença do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, do diretor do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), Luis Mauro Santos Silva, e de representantes do Cirad, Emilie Coudel e Raphael Marichal. O acordo visa fortalecer a pesquisa agrícola, focando nos desafios da produção alimentar e preservação ambiental da Amazônia, com envolvimento direto de agricultores locais.

Foto: Divulgação

O Cirad é especializado em pesquisas voltadas para populações agrícolas em regiões tropicais e busca soluções sustentáveis para questões como a produção de alimentos, proteção da biodiversidade e enfrentamento das mudanças climáticas. A parceria com a UFPA vai integrar o trabalho de pesquisadores brasileiros e franceses, além de incluir intercâmbio de docentes e alunos, desenvolvimento de projetos conjuntos e a promoção de atividades de ensino e extensão.

“Com a parceria, vamos crescer juntos, aprendendo e trocando experiências. A Amazônia tem muito a ensinar sobre desenvolvimento sustentável e soluções inovadoras”, afirmou Emilie Coudel, pesquisadora do Cirad que trabalha na região desde 2011.

A colaboração inclui, ainda, a oferta de regime de Cotutela Internacional para doutorandos, além de novas possibilidades de intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação. Para mais informações sobre os projetos, é possível acompanhar a página do Grupo de Pesquisa Refloramaz.

Leia também: