Com projetos sociais inovadores, UFPA vence o ENEB e vai disputar o mundial na Tailândia - Estado do Pará Online

Com projetos sociais inovadores, UFPA vence o ENEB e vai disputar o mundial na Tailândia

Após a vitória, o time Enactus se prepara para disputar a Enactus World Cup na Tailândia.

O Time Enactus da Universidade Federal do Pará (UFPA) conquistou o título de campeão nacional do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), o maior encontro de empreendedorismo social universitário do país. A edição 2025 foi realizada em Belém, com atividades no Campus Guamá da UFPA e no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, um dos palcos da futura COP 30.

A vitória marca a primeira vez que o título é conquistado na Região Norte, consagrando os dez anos de atuação do grupo na Amazônia e evidenciando o protagonismo regional na busca por soluções sustentáveis.

Durante o evento, a equipe apresentou os resultados dos projetos Aruanas, voltado à bioeconomia e à valorização da agricultura familiar em Vigia de Nazaré, e Biolume, que leva energia elétrica de qualidade a comunidades sem acesso adequado.

“Essa conquista demonstra a consistência do trabalho que a gente tem feito há 10 anos. Agora vamos para Bangkok fazer bonito mais uma vez”, celebrou José Augusto Lacerda, professor e conselheiro do Time Enactus UFPA.

Com o título, os estudantes irão representar o Brasil na Enactus World Cup 2025, que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de setembro em Bangkok, na Tailândia.

Além da vitória principal, o time da UFPA foi destaque em diversas categorias da premiação:

  • Cooperando para um Amanhã Melhor – Instituto Credicitrus (com o projeto Aruanas)
  • Sociedade Sustentável – Sumitomo Chemical (com Biolume)
  • Prêmio ODS 2025 – voltado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (com Biolume)
  • TOP 3 Inovação Social – Amanco Wavin (com Biolume)
  • TOP 10 Ford Philanthropy – (com Aruanas)
  • Universitária do Ano – Evelyn Mesquita
  • Alumni do Ano – Rafaela Reis
Evelyn Mesquita

Para Evelyn Mesquita, presidente do time e eleita Universitária do Ano, a experiência é a consolidação de um esforço coletivo:

“O sentimento é reconfortante, porque é o reconhecimento de um trabalho árduo que
durou um ano inteiro. Todo o alcance dos nossos negócios, nacionalmente e internacionalmente, foi muito incrível. Mas eu devo tudo isso às 60 pessoas que fazem parte do nosso time. Foi um trabalho conjunto”, afirmou.

A equipe agora se mobiliza para garantir a participação na etapa internacional e busca apoio por meio de uma vaquinha online (disponível em: abacashi.com/vaquinha/enactus-ufpa-na-ewc-2025) e do Pix: ce@enactusufpa.org.

Sobre a Rede Enactus

Presente em 33 países, a Enactus é uma organização internacional que envolve estudantes universitários em projetos de empreendedorismo social. No Brasil, há 27 anos, já mobilizou mais de 3 mil estudantes em 127 times, com mais de 170 projetos e impacto em 64 mil pessoas.

Leia também: