Uepa renova parceria com universidade chinesa em encontro cultural

O Instituto Confúcio na Uepa, estabelecido em 2016 com a SDNU, promove o ensino gratuito de língua chinesa e fomenta o intercâmbio cultural entre Brasil e China.

Foto: Sidney Oliveira/ Ascom Uepa

Na manhã desta sexta-feira (14), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu a delegação da Shandong Normal University (SDNU) em um encontro que celebrou a renovação da parceria por mais cinco anos. Antonio Braga, diretor brasileiro do Instituto Confúcio na Uepa, destacou as “semelhanças culturais” entre a província de Shandong, na China, e o estado do Pará, ressaltando o apreço compartilhado por barcos e a produção de pipas como exemplos.

O Instituto Confúcio na Uepa, estabelecido em 2016 com a SDNU, promove o ensino gratuito de língua chinesa e fomenta o intercâmbio cultural entre Brasil e China. O reitor da Uepa, Clay Chagas, enfatizou a importância da cooperação para o desenvolvimento acadêmico e cultural, enquanto o chanceler da SDNU, Feng Jikang, elogiou o instituto como uma plataforma de intercâmbio de talentos e culturas. “o Instituto Confúcio da Uepa se tornou uma plataforma amplamente reconhecida para o intercâmbio de talentos, idiomas e culturas, alcançando resultados revolucionários”, disse.

Além dos representantes principais, como Ilma Pastana, vice-reitora da Uepa, e diversos pró-reitores, o encontro incluiu a apresentação das atividades do Instituto Confúcio, que atualmente atende mais de 600 alunos e planeja expandir seus cursos e espaço físico.

Para marcar o fortalecimento da parceria, uma árvore de guaraná foi plantada no jardim da reitoria, simbolizando o crescimento contínuo da colaboração entre as instituições.

Foto; Sidney Oliveira/ Ascom Uepa

Leia também: