Um jovem colombiano morreu afogado na tarde deste domingo (6), após tentar atravessar a nado o lago do Mariazinha, uma represa bastante conhecida no município de Xinguara, sudeste do Pará. A vítima foi identificada como Valentim Serrano Mendes, de 18 anos, que estava na cidade há cerca de 40 dias como turista, acompanhado de amigos.
De acordo com informações apuradas no local, Valentim e o também colombiano Christian Herrera Banol pularam de uma escada de acesso à represa e iniciaram a travessia a nado. Christian chegou ao outro lado do lago, mas percebeu que Valentim não havia completado o percurso. O jovem havia se afogado no meio do trajeto.
Sem contar com uma unidade do Corpo de Bombeiros em Xinguara, moradores da região iniciaram as buscas de forma voluntária, enquanto uma equipe de resgate foi acionada no município de Redenção, distante cerca de 108 quilômetros.
Foram os próprios populares que localizaram o corpo de Valentim submerso, antes mesmo da chegada da equipe de resgate. A área foi isolada pela Polícia Civil, que também realizou a remoção do corpo.
Dois voluntários que participaram das buscas conversaram com a imprensa local e relataram os momentos de tensão durante o resgate, além da mobilização de moradores diante da ausência de socorro imediato.
As investigações seguem para apurar as circunstâncias do afogamento. O caso acende o alerta para a necessidade de estrutura adequada de salvamento em pontos turísticos e de lazer no município.
Leia também:
Deixe um comentário