Tuna Luso e Sampaio Corrêa lutam por vaga na segunda fase e premiação milionária na Copa do Brasil

O último confronto entre as equipes ocorreu em 26 de agosto de 2007, pelo Campeonato Brasileiro da Série C.

William Pereira/Tuna Luso Brasileira. Jayme é uma das esperanças de gol da Tuna Luso

Nesta quarta-feira (19), às 15h30, Tuna Luso e Sampaio Corrêa, do Maranhão, entram em campo no Estádio Francisco Vasques (Souza) para um confronto decisivo pela primeira fase da Copa do Brasil. Além da classificação para a segunda fase da competição mais democrática do Brasil, o duelo vale uma premiação milionária que será concedida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Diferentemente de edições anteriores, a CBF retirou a vantagem do empate para a equipe melhor ranqueada. Dessa forma, apenas a vitória garante a vaga na próxima fase. Em caso de igualdade no tempo regulamentar, a decisão será nos pênaltis.

Tuna Luso

A equipe paraense chega ao confronto com o objetivo de provar sua força em 2024. Com uma campanha instável, o time alterna entre bons e maus resultados. Nos últimos três compromissos, somou uma vitória, um empate e uma derrota.

No entanto, contra os principais times do Campeonato Paraense, a Tuna Luso teve dificuldades. Perdeu para o Paysandu por 2 a 1 e foi goleada pelo Remo por 3 a 0.

Participações

Esta será a sétima participação da equipe na Copa do Brasil. Os paraenses não tem um bom desempenho na competição e ainda não conseguiram passar da segunda fase. Confira:

  • 1992 – Eliminado na primeira fase para o CSA – AL;
  • 2003 – Eliminado na primeira fase para o Atlético Paranaense;
  • 2004 – Eliminado na primeira fase para o Palmeiras;
  • 2008 – Eliminado na primeira fase para o Coritiba;
  • 2022 – Eliminado na segunda fase para o Ceará;
  • 2023 – Eliminado na primeira fase para o CSA.

Sampaio Corrêa – MA

O Sampaio Corrêa concluiu sua preparação nesta terça-feira e viajou direto de São Luís para Belém. O técnico Felipe Surian terá força máxima, sem desfalques por lesão.

Uma possível novidade na equipe pode ser a presença do atacante Pimentinha no banco de reservas, caso o treinador opte por um esquema com maior reforço no meio-campo. Em 2024, a Bolívia Querida avançou até a terceira fase da Copa do Brasil, sendo eliminada pelo Fluminense.

Prováveis escalações

Tuna Luso: Lucão; Wander, Dedé, Marlon e Guilherme; Renan, Tiago e Lucas Paranhos; Jayme, Edgo e Gabriel Furtado. Técnico: Ignácio Neto

Sampaio Corrêa – MA: Alan; Jô, Eduardo, Fábio Aguiar e Thiago Rosa; Cavi, Hudson e Alan Stence; Adriano, Pimentinha e Alan James. Técnico: Felipe Surian

Arbitragem

A partida será comandada pelo árbitro Alisson Sidnei Furtado (TO), auxiliado por Fabio Pereira (TO) e Cipriano da Silva Sousa (TO).

Histórico de confrontos

Tuna Luso e Sampaio Corrêa já se enfrentaram em 30 oportunidades, com 9 vitórias para a Águia Guerreira e 15 para a Bolívia Querida, além de 6 empates. A equipe da Tuna balançou as redes 41 vezes, enquanto o Sampaio marcou 46 gols.

O último confronto entre as equipes ocorreu em 26 de agosto de 2007, pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Na ocasião, Tuna e Sampaio empataram em 2 a 2, em partida disputada no estádio Nhozinho Santos, em São Luís.

Leia Também: