A mudança repentina de diretores em escolas municipais de Ananindeua gerou indignação entre professores, funcionários e moradores de diversos bairros do município nesta última semana. De acordo com denúncias feitas ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sinttep), as alterações ocorreram sem explicação prévia e já afetam ao menos três unidades escolares.
A situação foi confirmada em publicação no Diário Oficial do Município desta terça-feira (2), que listou a exoneração de 110 servidores, entre eles antigos diretores substituídos nas últimas semanas.
Entre as escolas que tiveram as direções alteradas estão a Escola Lia Leal, Escola de Ensino Infantil de Tempo Integral Vereador Aureliano da Costa, ambas localizadas no bairro do Icuí e Vereador Sebastiao Alves de Souza, no bairro do Jaderlândia. Já no bairro do Curuçambá, a Escola Hidelgarda Caldas de Firmados foi palco de um protesto da comunidade nesta terça-feira (2), em repúdio à substituição repentina da gestão.
Segundo o Sinttep, há indícios de que outras unidades também tenham passado pelo mesmo processo, e o sindicato está levantando informações para confirmar os casos. “Estamos acompanhando de perto e vamos identificar todas as escolas que foram afetadas. Essa mudança sem diálogo com a comunidade escolar e sem transparência fere a gestão democrática prevista para a educação pública”, destacou o sindicato em nota.
O professor Antônio Seabra, membro do Sinttep em Ananindeua, criticou duramente a postura da gestão municipal. “Essas trocas são arbitrárias e prejudicam o funcionamento das escolas. Além de desrespeitar os profissionais, ignoram a comunidade escolar, que deveria ser ouvida em qualquer decisão desse tipo”, afirmou.
Nas redes sociais, circula um vídeo em que moradores e servidores criticam a troca de diretores e denunciam a exoneração de funcionários sem aviso prévio. As imagens mostram estudantes e pais questionando os motivos da mudança.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Ananindeua para esclarecer os critérios adotados para as alterações nas direções escolares, mas até o momento não obteve retorno.
Ver no Threads
Deixe um comentário