Três faculdades do Pará ficam entre as piores avaliações no Enamed de Medicina - Estado do Pará Online

Três faculdades do Pará ficam entre as piores avaliações no Enamed de Medicina

Cursos da UFPA em Altamira, Afya Marabá e Unifamaz receberam notas 1 e 2 e podem sofrer restrições do MEC.

Três instituições de ensino superior do Pará aparecem na lista de cursos de Medicina com pior desempenho no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Os dados fazem parte do balanço oficial divulgado nesta segunda-feira (19), em Brasília, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o levantamento, mais de 100 cursos de Medicina em todo o país obtiveram avaliação considerada insatisfatória. Ao todo, 351 instituições participaram da aplicação do exame neste ano.

No Pará, os cursos que receberam as notas mais baixas foram:

  • Universidade Federal do Pará (UFPA) – campus Altamira: nota 1 no curso de Medicina;
  • Afya Faculdade de Ciências Médicas de Marabá – Marabá: nota 2;
  • Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz) – Belém: nota 2.

Segundo as regras do MEC, cursos avaliados com conceito 2 ficam impedidos de ampliar o número de vagas e também perdem a autorização para firmar novos contratos vinculados a programas federais como Fies e Prouni. Já as instituições que recebem nota 1 estão sujeitas a medidas mais severas, incluindo a redução do número de vagas a partir do primeiro semestre de 2026, podendo chegar, em casos extremos, à suspensão do processo seletivo.

O Enamed utiliza uma escala que vai de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. O exame tem como objetivo avaliar a formação dos estudantes de Medicina e servir como parâmetro para a regulação e supervisão dos cursos no país.

Leia também: