O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou, na tarde de segunda-feira (30), a reunião do Comitê Integrado de Segurança (CIS) para as Eleições 2024. O principal objetivo foi apresentar o Planejamento Final para o pleito, elaborado a partir das demandas das zonas eleitorais e das forças de segurança pública, após reuniões locais realizadas desde julho em todo o estado.
O encontro contou com a presença do presidente do TRE-PA, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, da coordenadora do comitê, juíza Rosa Navegantes, e da diretora-geral, Nathalie Castro.
Representantes do Ministério Público Eleitoral (MPE) também participaram, com a presença do procurador regional eleitoral, Alan Mansur, e do coordenador do Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado, promotor José Edvaldo Sales. O secretário da Corregedoria Regional Eleitoral, Bruno Giorgi Almeida, também esteve presente.
Durante a reunião, as estratégias operacionais para o primeiro turno e o número de agentes envolvidos nas ações de segurança foram apresentadas por representantes das Forças Armadas, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal, da Polícia Civil, da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup) e da Secretaria Municipal de Segurança de Ananindeua. As ações de segurança irão cobrir os 144 municípios do estado.
Em comparação com as eleições anteriores, houve um aumento no número de municípios que contarão com apoio das forças federais. Enquanto nas eleições de 2022 apenas 78 municípios tiveram esse suporte, em 2024 esse número subiu para 94, que receberão o apoio do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea, reunidos no Comando Operacional Conjunto Norte.
Leia também:
Deixe um comentário