Tragédia em Tucuruí: IFPA decreta luto de três dias e JIF 2024 é cancelado

As vítimas já liberadas estão sob os cuidados de familiares, servidores e voluntários no Campus Porto Colombo do IFPA, em Tucuruí.

Tragédia em Tucuruí
Divulgação/Neto Alves. O caso têm causado grande mobilização na cidade.

O Instituto Federal do Pará (IFPA) decretou luto oficial de três dias, suspendendo as atividades acadêmicas após o grave acidente envolvendo o ônibus que transportava alunos e servidores para os Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024 – Etapa Estadual, que seriam realizados em Tucuruí, de 27 a 31 de maio. Em decorrência do acidente, os Jogos foram cancelados e o Instituto, em nota, informou que está oferecendo toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares.

Apesar da suspensão das atividades acadêmicas, as atividades administrativas do IFPA continuam operando normalmente devido à situação de emergência. O IFPA confirmou que o ônibus estava em condições adequadas para a viagem e havia passado por todas as revisões necessárias para a viagem. O veículo será submetido a uma perícia para determinar as causas do acidente.

No momento do acidente, o ônibus transportava 40 pessoas. Até a manhã desta segunda-feira (27) – atualização – foram confirmadas quatro mortes, incluindo três servidores e um estudante. Além disso, 17 alunos e dois servidores estão internados, com uma pessoa em estado grave. As demais vítimas já foram liberadas e estão sob os cuidados de familiares, servidores e voluntários no Campus Porto Colombo do IFPA, em Tucuruí.

Por meio de nota, a instituição expressou solidariedade às vítimas e seus familiares e lamenta profundamente o ocorrido.

Autoridades como o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) e o prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira (MDB), manifestaram solidariedade disponibilizarão órgãos estaduais e municipais para ajudar nos procedimentos e cuidado com as vítimas.

Leia também: