Tragédia em Tucuruí: duas vítimas são transferidas de avião para Belém

Duas vítimas do acidente foram transferidas para Belém pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).

Avião e ambulância transferindo pacientes para Belém.
Reprodução/Agência Pará. As vitimas foram encaminhadas para o Hospital Metropolitano.

Quatro pessoas morreram no acidente ocorrido na tarde do último domingo (26), envolvendo um ônibus do IFPA Castanhal, contendo alunos e servidores de Castanhal e de Vigia de Nazaré. O caso chocou a comunidade acadêmica e as cidades próximas. Duas vítimas foram transferidas de avião para Belém na madrugada desta terça-feira (28).

Segundo o informados pelas autoridades policiais, pelo menos 43 pessoas estavam no veículo, sendo 2 motoristas, 29 alunos e servidores de Castanhal, 12 alunos e servidores de Vigia e 1 acadêmico de Cametá. 

Duas vítimas do acidente foram transferidas para Belém pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). Elas chegaram na aeronave do Governo do Estado na madrugada de hoje e foram encaminharas ao Hospital de Urgência e Emergência Metropolitano.

Desde a tarde do último domingo (26), o Hospital Regional de Tucuruí (HRT), que atua em média e alta complexidade na região, vem atendendo as 25 pessoas que deram entrada na unidade, após o acidente com o ônibus do IFPA, que levava estudantes e servidores aos jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024 – Etapa Estadual.

O Estado do Pará Online apura o estado de saúde das pessoas transferidas.

IFPA decreta luto

O Instituto Federal do Pará (IFPA) decretou luto de três dias, com suspensão das atividades acadêmicas, devido ao acidente do ônibus que transportava alunos e servidores para participarem dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) 2024, que ocorreria em Tucuruí, de 27 a 31 de maio. Os Jogos foram cancelados e o Instituto está prestando toda assistência necessária para as vítimas envolvidas no acidente. Apesar da suspensão das atividades acadêmicas, as atividades administrativas seguem em funcionamento, tendo em vista a situação de emergência.

O IFPA confirma que o ônibus estava apto para fazer a viagem e havia passado por todas as revisões necessárias para um traslado seguro. O veículo vai passar por uma perícia para averiguar as causas do acidente.

O veículo transportava 40 pessoas e, até a manhã de hoje (27), já foram confirmadas quatro mortes, sendo três servidores e um estudante. 11 alunos e dois servidores estão internados, sendo uma pessoa em estado grave. As demais vítimas já foram liberadas e estão com a família ou sob os cuidados de servidores e voluntários, no Campus Porto Colombo, do IFPA de Tucuruí. O Instituto se solidariza com as vítimas seus familiares e lamenta profundamente o ocorrido.

Leia também: