A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) encaminhou ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) um novo pedido de autorização para a realização de concurso público. A solicitação prevê o preenchimento de 60 vagas imediatas, distribuídas entre cargos de nível médio e superior, embora as funções específicas ainda não tenham sido divulgadas.
O pedido foi feito dentro do prazo estipulado pelo Governo Federal, que estabeleceu 31 de maio de 2025 como data-limite para que os órgãos da administração pública federal apresentassem suas demandas por novos concursos.
Agora, a expectativa gira em torno da análise do MGI, que poderá autorizar o concurso a qualquer momento. Segundo a Sudam, o processo está em tramitação e, caso receba o aval, um cronograma preliminar já foi traçado para a realização das etapas do certame.
Cronograma previsto pela Sudam (caso o concurso seja autorizado até setembro de 2025):
Autorização oficial: até setembro/2025
Formação da comissão organizadora: setembro/2025
Elaboração do termo de referência: outubro/2025
Contratação da banca organizadora: novembro/2025
Publicação do edital: novembro/2025
Aplicação das provas: março/2026
Divulgação do resultado final: junho/2026
Homologação do concurso: junho/2026
Solicitação e autorização de provimento dos cargos: junho e julho/2026
Nomeação e posse dos aprovados: agosto/2026
Se confirmado, este será o primeiro concurso da Sudam nos últimos anos, contribuindo para a recomposição do quadro de servidores. A medida é vista como essencial para fortalecer as ações de desenvolvimento regional na Amazônia Legal.
A Sudam atua como órgão de planejamento e fomento à economia da região, sendo responsável pela gestão de incentivos fiscais e apoio a projetos estratégicos voltados à redução das desigualdades regionais
Leia também:
Deixe um comentário