Na manhã desta sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República, Belém foi palco de protestos organizados pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT). A mobilização nacional reivindicou o fim da escala de trabalho 6×1, onde trabalhadores têm apenas um dia de descanso semanal, e pressionou pelo avanço da tramitação da PEC no Congresso.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará (SINJOR-PA), Vitor Gemaque, também se manifestou durante o ato. Ele criticou grupos de imprensa locais, como a RBA e o Grupo Liberal, acusados de pressionar contra direitos conquistados pelos jornalistas, como a jornada reduzida de cinco horas diárias. Gemaque defendeu que todos os trabalhadores deveriam lutar por uma carga horária mais justa e equilibrada.
Gemaque destacou a conquista da jornada de 5 horas diárias de trabalho para os jornalistas e afirmou que a luta continua para que esse direito seja estendido a outros setores, como o comércio, rodoviários e servidores públicos. “Continuamos resistindo, continuamos na luta, e lutamos junto com todos os trabalhadores para que essa jornada seja ampliada, não seja apenas uma conquista dos jornalistas”, disse o presidente do Sinjor.
*Na manhã desta sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República, Belém foi palco de protestos organizados pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT). pic.twitter.com/uV73z9YXn8
— Portal Estado do Pará Online (@Estadopaonline) November 15, 2024
A manifestação começou na Praça do Operário, no bairro de São Brás, e seguiu até um shopping no centro da cidade. O protesto reuniu movimentos sociais, partidos de esquerda e diversos trabalhadores que exigem melhores condições de trabalho e maior participação nas decisões políticas do país.
Leia também:
Deixe um comentário