Vai ocorrer neste sábado, 30, a partir das 4h da manhã, o tradicional rito de retiradas das fitas de devoção à Nossa Senhora de Nazaré, na Basílica Santuário. A prática, que já se tornou parte da piedade popular paraense, reúne fiéis que durante todo o ano deixam suas fitinhas como expressão de fé e pedidos à Virgem de Nazaré.
As fitas também ganham destaque durante a Festa da Rainha da Amazônia, colorindo ruas e pulsos de promesseiros, são consideradas símbolos de compromisso espiritual. A retirada, que desde o ano passado conta com o auxílio da Guarda de Nazaré, será acompanhada por um momento de oração em intenção aos pedidos depositados nas fitas, que acontecerá às 5 horas.
Segundo o Padre Barnabita Josué Bosco, esse gesto possui um profundo significado para os devotos. “As Fitas de Devoção a Nossa Senhora de Nazaré são sinônimo de fé. Durante todo o ano os fiéis devotos amarram suas fitinhas no gradil em frente à Basílica Santuário; esse gesto é para o fiel um compromisso com Deus e Nossa Senhora, pois a cada pedido feito, o devoto se compromete a viver os ensinamentos de Cristo”, explicou.
Piedade Popular
De acordo com o Documento de Aparecida (DA, 258), a piedade popular é uma maneira de expressar a fé que merece respeito e carinho, pois reflete uma profunda sede de Deus.
Em reconhecimento à fé do povo de Deus, os Padres Barnabitas mantêm viva essa tradição anual, reafirmando o valor da devoção mariana e a força da espiritualidade popular.
Serviço: Retirada das fitas acontece neste sábado, 30
Data: 30 de agostos | Hora: A partir das 5h | Local: Basílica Santuário de Nazaré
Leia também:
Deixe um comentário