Com a descontinuidade de 21 linhas de transporte coletivo convencional a partir da próxima segunda-feira (15/12), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) informou que os cartões Passe Fácil continuarão funcionando normalmente em cerca de 1 mil ônibus das empresas associadas, que atendem praticamente todos os bairros de Belém e da Região Metropolitana.
A mudança ocorre após a entrada em operação do BRT Metropolitano, que passou a reorganizar o fluxo do transporte urbano e a reduzir a sobreposição de itinerários, especialmente em corredores como a BR-316 e as avenidas Almirante Barroso, José Malcher e Boulevard Castilhos França. Segundo o sindicato, a integração entre os sistemas traz economia — com tarifa única de R$ 4,60 — além de maior comodidade, veículos mais modernos e menor impacto ambiental.
Com o novo desenho da rede, o usuário deve ficar atento aos itinerários já existentes no BRT Metropolitano, que ampliou a oferta de deslocamentos entre regiões antes sem conexão direta, como áreas do sul e norte de Ananindeua e Marituba.
O Setransbel reforça que a rede das empresas associadas mantém ampla cobertura e regularidade, permanecendo essencial para o dia a dia da população.
Em nota, o sindicato afirmou que entende que qualquer mudança deve “preservar a oferta de transporte, manter a frota em operação e garantir o equilíbrio econômico-financeiro necessário ao atendimento contínuo da população”. O Setransbel reiterou ainda o compromisso com um sistema “eficiente, acessível e adaptado às necessidades de Belém e da Região Metropolitana”.
O BRT Metropolitano opera com o sistema de bilhetagem digital Pra Já, gerido pela Arcon e desenvolvido pela Autopass. A plataforma oferece três formas de acesso:
- bilhete digital (QR Code), adquirido via Pix pelo aplicativo Pra Já Metropolitano;
- cartão físico Pra Já, recarregável pelo app ou nas bilheterias;
- bilhete físico, comprado em dinheiro nos próprios terminais.
Empresas também podem cadastrar trabalhadores para o vale-transporte por meio de plataforma específica.
A emissão do cartão físico está disponível nos terminais de Marituba e Ananindeua, nas Estações Cidadania de São Brás e dos shoppings Metrópole e Pátio Belém, além de postos em Castanhal, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel.
Leia também:












Deixe um comentário