Setransbel garante funcionamento do Passe Fácil após corte de 21 linhas de ônibus na Região Metropolitana de Belém - Estado do Pará Online

Setransbel garante funcionamento do Passe Fácil após corte de 21 linhas de ônibus na Região Metropolitana de Belém

Sindicato afirma que cartões seguem ativos em cerca de mil ônibus e orienta usuários a verificar novos itinerários após reorganização do sistema.

Com a descontinuidade de 21 linhas de transporte coletivo convencional a partir da próxima segunda-feira (15/12), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) informou que os cartões Passe Fácil continuarão funcionando normalmente em cerca de 1 mil ônibus das empresas associadas, que atendem praticamente todos os bairros de Belém e da Região Metropolitana.

A mudança ocorre após a entrada em operação do BRT Metropolitano, que passou a reorganizar o fluxo do transporte urbano e a reduzir a sobreposição de itinerários, especialmente em corredores como a BR-316 e as avenidas Almirante Barroso, José Malcher e Boulevard Castilhos França. Segundo o sindicato, a integração entre os sistemas traz economia — com tarifa única de R$ 4,60 — além de maior comodidade, veículos mais modernos e menor impacto ambiental.

Com o novo desenho da rede, o usuário deve ficar atento aos itinerários já existentes no BRT Metropolitano, que ampliou a oferta de deslocamentos entre regiões antes sem conexão direta, como áreas do sul e norte de Ananindeua e Marituba.
O Setransbel reforça que a rede das empresas associadas mantém ampla cobertura e regularidade, permanecendo essencial para o dia a dia da população.

Em nota, o sindicato afirmou que entende que qualquer mudança deve “preservar a oferta de transporte, manter a frota em operação e garantir o equilíbrio econômico-financeiro necessário ao atendimento contínuo da população”. O Setransbel reiterou ainda o compromisso com um sistema “eficiente, acessível e adaptado às necessidades de Belém e da Região Metropolitana”.

O BRT Metropolitano opera com o sistema de bilhetagem digital Pra Já, gerido pela Arcon e desenvolvido pela Autopass. A plataforma oferece três formas de acesso:

  • bilhete digital (QR Code), adquirido via Pix pelo aplicativo Pra Já Metropolitano;
  • cartão físico Pra Já, recarregável pelo app ou nas bilheterias;
  • bilhete físico, comprado em dinheiro nos próprios terminais.

Empresas também podem cadastrar trabalhadores para o vale-transporte por meio de plataforma específica.
A emissão do cartão físico está disponível nos terminais de Marituba e Ananindeua, nas Estações Cidadania de São Brás e dos shoppings Metrópole e Pátio Belém, além de postos em Castanhal, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel.

Leia também: