O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), divulgou, na manhã desta terça-feira, 8, que sete bairros da Região Metropolitana de Belém (RMB) apresentaram queda de quase 62% de criminalidade nos três primeiros meses de 2025. Os bairros são contemplados pelo Programa Territórios Pela Paz, da Segup, e não apresentaram índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), aqueles que englobam homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
No estudo, aparecem os bairros: Bengui, Cabanagem, Jurunas, Condor, Guamá, Terra Firme e Icuí-Guajará, além do Centro de Marituba.
Os números da queda são referentes à comparação feita com o mesmo período do ano passado. Os dados também apontam uma redução de 23,73% nos crimes de roubo nas áreas de atuação do Ter Paz.
Segundo o titular da Segup, Ualame Machado, os bairros destacados eram, antes, manchados por grande número de criminalidade.
“A partir de um trabalho intensificado de choque operacional e de enfrentamento à criminalidade, nós conseguimos reduzir os crimes e abrir espaço para a implantação das Usinas da Paz. Todo o trabalho vem resultando em reduções importantes, em especial, no que se refere aos crimes violentos letais intencionais e nos crimes de roubo. Os números mostram que as ações dos órgãos de segurança estão sendo desenvolvidas com sucesso nessas regiões onde antes a polícia não conseguia entrar, mas que hoje, a população é atendida e pode transitar com mais tranquilidade, confiante nas ações realizadas pela segurança pública do estado”, destacou.
Leia também:
Deixe um comentário