A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) divulgou como ficará o funcionamento das unidades estaduais de saúde durante o período do Natal. Nesta quarta-feira (24), no feriado de 25 de dezembro e na sexta-feira (26), será ponto facultativo no serviço público estadual, alguns atendimentos serão suspensos, enquanto serviços essenciais seguem operando normalmente.
De acordo com a Sespa, hospitais de urgência, emergência e internação funcionarão em regime de plantão, garantindo assistência à população. Já atendimentos ambulatoriais, consultas e exames eletivos terão alterações, com retomada a partir de segunda-feira (29).
Unidades especializadas e Caps
As Unidades de Referência Especializada e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), não funcionarão entre os dias 24 e 26. O atendimento nessas unidades será retomado na segunda-feira (29).
Os Caps tipo III e a Unidade Básica da Pedreira manterão apenas o atendimento de urgência e emergência durante o período, suspendendo os serviços de laboratório.
Hospitais estaduais
Os hospitais como Santa Casa, Ophir Loyola e Hospital de Clínicas, em Belém, além das unidades regionais em Cametá, Salinópolis e Conceição do Araguaia, funcionarão em regime de plantão para internações e casos de urgência e emergência.
As unidades gerenciadas por organizações sociais, como as Policlínicas Metropolitana, de Tucuruí e Marabá, funcionarão apenas na manhã do dia 24 e estarão fechadas nos dias 25 e 26.
Hospitais regionais em municípios como Marabá, Redenção, Altamira, Ourilândia do Norte, Oriximiná, Barcarena, Breves, Paragominas, Tailândia e Ananindeua manterão os atendimentos assistenciais, com ajustes nos setores administrativos e ambulatoriais.
No Hospital da Mulher do Pará, os atendimentos ambulatoriais ocorrem nos dias 24 e 26. Já no feriado do dia 25, será mantido apenas o pronto atendimento 24h para mulheres vítimas de violência e casos de urgência ginecológica.
A Sespa orienta que a população procure os serviços de urgência apenas em casos necessários e verifique previamente o funcionamento das unidades.










Deixe um comentário