Servidores da Emater-PA anunciam greve a partir da semana que vem

O motivo da paralisação seria devido ao acordo das ações judiciais do dissídio e a cobrança de celeridade ao cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 23/24.

O Sindicato dos Trabalhadores do Setor Público Agropecuário e Fundiário do Estado do Pará (STAFPA) aprovou a greve dos trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pa) na próxima segunda-feira (25).

Os trabalhadores do Emater-PA prometem fechar temporariamente os 144 escritórios espalhados pelo estado. O motivo da paralisação seria devido ao acordo das ações judiciais do dissídio e a cobrança de celeridade ao cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 23/24.

Os trabalhadores também reivindicam melhorias nas condições de trabalho na área administrativa e no campo. Segundo relatos, as impressoras de diversos escritórios do órgão estariam sem toner nas impressoras há mais ou menos um ano. Além da escassez de recursos destinados aos servidores que exercem trabalho de campo.

Após o anúncio de greve do sindicato, a direção da EMATER emitiu um ofício informando desconto/compensação dos dias de paralisação da categoria na folha de pagamento de ABRIL/2024. Confira:

Em entrevista ao Portal Estado do Pará Online, Otoniel Araújo, presidente do STAFPA, comentou a situação: “Nunca, na história da empresa, qualquer diretoria, qualquer presidente ameaçou descontar dias parados de trabalhadores em razão de paralisação ou greve. O nosso jurídico já está a par dessa situação e vamos tomar as devidas providências. Mas deixamos aqui o nosso repúdio a essa ação da diretoria”, disse o presidente.

Pedimos posicionamento ao EMATER e aguardamos retorno.

Leia também: