Semas realiza resgate e reabilitação de animais silvestres no Pará

O transporte foi acompanhado por equipe veterinária e manejadores para garantir a segurança do animal e da equipe.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará realizou o transporte e destinação de dois animais silvestres provenientes do oeste do estado: um filhote de peixe-boi e uma macaca-aranha (Ateles paniscus). O filhote de peixe-boi, encontrado debilitado em Santarém após ter sido separado da mãe, foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Fauna Aquática do Instituto de Medicina Veterinária da UFPA, em Castanhal, para tratamento especializado em parceria com o Instituto Bicho D’água, visando sua reintrodução na natureza.

A macaca-aranha, que viveu como animal de estimação por sete anos em Monte Alegre, foi levada ao Centro Nacional de Primatas (CENP), em Ananindeua. Apesar de estar fisicamente saudável, a convivência prolongada com humanos afetou seu comportamento natural, exigindo um processo de readaptação. O transporte foi acompanhado por equipe veterinária e manejadores para garantir a segurança do animal e da equipe.

Gustavo Canani, agente de fiscalização da Semas, ressaltou que a criação de animais silvestres como domésticos é prejudicial à saúde física e emocional dos bichos, especialmente primatas, que formam vínculos com humanos. O secretário adjunto Rodolpho Zahluth Bastos destacou o papel estratégico da Semas, que já realizou seis grandes resgates com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), atuando desde a fiscalização até o transporte e tratamento dos animais resgatados.

A Semas reforça que a criação de animais silvestres é crime ambiental e incentiva a população a colaborar com a preservação da biodiversidade por meio de denúncias ou entregas voluntárias pelo número 181, aplicativo da secretaria ou canais de ouvidoria. A operação contou com a participação das diretorias e gerências da Semas, além de parceiros como Ibama, Instituto Bicho d’Água, CENP, CETRAS UFRA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Monte Alegre e o Graesp.

Leia também: