Semana dos Povos Indígenas 2025 começa nesta segunda-feira (14) em Belém

Com foco em cidadania, diversidade e políticas públicas, a programação inclui serviços gratuitos de emissão de documentos, atendimentos de saúde, educação, previdência, assistência jurídica e ações sociais.

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), promove entre os dias 14 e 16 de abril a segunda edição da Semana dos Povos Indígenas, com o tema “Aldeando a COP 30”. O evento será realizado no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, com entrada gratuita e programação aberta ao público.

A iniciativa reunirá cerca de 400 indígenas de diferentes etnias do estado em um grande encontro de celebração da cultura, ancestralidade e luta dos povos originários, além de servir como espaço de articulação e conscientização sobre a preservação ambiental e o papel das Terras Indígenas no enfrentamento da crise climática.

Segundo a secretária estadual Puyr Tembé, titular da Sepi, a Semana é um momento de troca de saberes e mobilização. “Estamos em um ano de COP 30, e os povos indígenas precisam estar no centro do debate. É hora de reflorestar mentes para que a sociedade compreenda a urgência climática e a importância da demarcação dos nossos territórios”, destacou.

Foto divulgação

Ações de cidadania, cultura e meio ambiente

Com foco em cidadania, diversidade e políticas públicas, a programação inclui serviços gratuitos de emissão de documentos, atendimentos de saúde, educação, previdência, assistência jurídica e ações sociais. A Semana também traz uma Feira da Arte Indígena, palestras, seminários, exposições e apresentações culturais, como danças tradicionais, desfile de moda ancestral indígena e shows de artistas paraenses no “Palco dos Encantados”.

Entre os destaques da programação estão o Seminário da Educação Escolar Indígena, o debate sobre a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) e um ciclo de palestras sobre as Caravanas rumo à COP 30. Também será lançado o documentário “Semana dos Povos Indígenas – Pará Território é Indígena”.

A programação conta ainda com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e da secretária nacional de Gestão Ambiental e Territorial, Ceiça Pitaguary.

Parcerias e serviços oferecidos

O evento é uma realização da Sepi em parceria com a Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (Fepipa), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e diversos órgãos estaduais, como a Sespa, Seduc, Secom, OAB-PA, Seaster, Detran-PA, Prodepa e outros.

Confira alguns dos serviços ofertados durante a Semana:

  • Emissão de 2ª via de CPF, certidão de nascimento e título de eleitor;
  • Carteira de Trabalho Digital e foto 3×4;
  • Atendimento jurídico (pensão, registro, retificação, orientação);
  • Ações sobre microempreendedorismo com apoio da OAB-PA;
  • Atendimento médico e serviços estéticos;
  • Distribuição de passaportes da CNH “Pai d’égua”, com apoio do Detran.

Leia também: