Segup monta operação para a segurança dos torcedores no clássico RexPa

A operação de segurança contará com a participação de diversas instituições, incluindo as secretarias adjuntas da Segup, Graesp, Ciop, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Seap, Seel, Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Federal, Guarda Municipal, Segbel e outros órgãos estaduais e municipais.

Foto: Reprodução / Agência Pará

O clássico entre Remo e Paysandu, marcado para o próximo domingo (23) no Estádio Olímpico do Pará, o novo Mangueirão, contará com um forte esquema de segurança, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A expectativa é de um público de aproximadamente 47 mil torcedores, com a partida iniciando às 17h.

Um total de 1.340 agentes serão mobilizados, incluindo policiais civis e militares, bombeiros e agentes de trânsito, além do apoio de 241 viaturas e 78 motocicletas.Segundo o titular da Segup, Ualame Machado, o planejamento prevê policiamento visível em pontos estratégicos do estádio e seus arredores, controle de fluxo de torcedores e ações para evitar incidentes. “O foco é proporcionar um ambiente seguro para os torcedores e moradores da região. O esquema inclui o monitoramento constante das áreas de acesso, organização do trânsito e resposta ágil a possíveis ocorrências. Queremos garantir que o público aproveite o jogo com tranquilidade”, afirmou Machado.

O Centro de Comando Operacional (CCO) será instalado no setor de camarotes, no lado B do estádio, coordenando o monitoramento de cerca de 800 câmeras espalhadas pelo Mangueirão e arredores. Antes do jogo, as vias de acesso ao estádio receberão reforço na fiscalização, incluindo o controle de corredores viários e áreas estratégicas como rampas e estacionamentos.

Não haverá venda de ingressos no local, apenas de bilhetes para estacionamento. O acesso aos estacionamentos será feito por sete portões, com funcionamento a partir das 13h, três do lado A, pela Avenida Augusto Montenegro, e quatro no lado B, pela Avenida Mangueirão (Transmangueirão).

A Comissão de Avaliação de Condutas de Torcidas Organizadas e Segurança nos Grandes Eventos, vinculada ao Conselho de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Consep), estabeleceu algumas regras para a partida. Está autorizada a entrada de torcedores com até dois copos ou um sacolet de água, desde que em recipientes plásticos flexíveis, transparentes e com capacidade de até 300 ml.

Por outro lado, a comissão proibiu ambulantes, carro-som, aparelhagens, festas com DJ e a comercialização de alimentos e bebidas no estacionamento do estádio. A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) será responsável pela fiscalização dessas normas na área externa.

Dentro do Mangueirão, o Batalhão de Polícia de Eventos será responsável pela segurança e pelo controle da torcida. A Delegacia de Proteção ao Torcedor e de Grandes Eventos também estará em operação para agilizar o atendimento a ocorrências, caso necessário.

O trânsito nos arredores do estádio contará com apoio do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e da Segbel. A pista do BRT na Avenida Augusto Montenegro será interditada entre a Rua da Marinha e o Ginásio Guilherme Paraense (Mangueirinho), permitindo acesso aos estacionamentos. Já a Avenida Centenário funcionará em sentido único, entre a Avenida Júlio César e a Avenida Mangueirão, das 12h às 17h, revertendo o fluxo após a partida para facilitar a saída dos veículos. Na Avenida Mangueirão, o trecho próximo ao portão F terá mão dupla, mas será permitido apenas para veículos de passeio.

A operação de segurança contará com a participação de diversas instituições, incluindo as secretarias adjuntas da Segup, Graesp, Ciop, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Seap, Seel, Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Federal, Guarda Municipal, Segbel e outros órgãos estaduais e municipais.

Leia também: