Sedeme e Seac promovem curso de empreendedorismo na Usina da Paz de Abaetetuba - Estado do Pará Online

Sedeme e Seac promovem curso de empreendedorismo na Usina da Paz de Abaetetuba

Capacitação reuniu 18 participantes e abordou desenvolvimento pessoal, profissional e práticas de empreendedorismo.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), concluiu nesta sexta-feira, 5, mais uma edição do curso Habilidades para Empreender no Mercado de Trabalho na Usina da Paz de Abaetetuba.

A formação, iniciada na última segunda-feira (1º), teve carga horária de 20 horas e contou com a participação de 18 alunos. O conteúdo abordou práticas e estratégias voltadas ao desenvolvimento pessoal, profissional e ao incentivo ao empreendedorismo dentro da comunidade.

O curso foi ministrado por Guilherme de La Rocque, especialista em Qualificação Profissional para Jovens e Adultos pelo Pronatec Empreendedor. A programação foi dividida em dois momentos: uma etapa teórica, com conceitos e estratégias de empreendedorismo, e uma fase prática, em que os participantes desenvolveram um painel baseado no que aprenderam em sala.

Na parte conceitual, os alunos discutiram temas como desenvolvimento pessoal e profissional, comportamentos que favorecem o sucesso no mercado de trabalho e fatores que influenciam resultados positivos em ações estratégicas.

Segundo o instrutor Guilherme de La Rocque, o objetivo da capacitação é despertar uma postura inovadora e transformadora nos participantes. “Cada pessoa que entra na Usina em busca de aprendizado carrega consigo um sonho (objetivos) e uma esperança de mudanças pelas suas ações. Os cursos oferecem ferramentas reais para construir uma nova mentalidade produtiva”, afirmou.

Um dos participantes, Daniel Tobelém Maués, avaliou o curso como uma experiência de reflexão e crescimento. Para ele, o maior aprendizado foi compreender “a importância da permissão e da aceitação”, aspectos que impactam diretamente a comunicação, a capacidade de ouvir, o foco e a definição de metas. Ele reforçou ainda que visão estratégica e tomada de decisão são essenciais para o desenvolvimento contínuo. “Tudo isso contribui para que o nosso profissionalismo melhore a cada dia”, disse.

Já Diego dos Santos destacou que o treinamento evidenciou o papel central da boa comunicação no ambiente de negócios. Ele também falou sobre a necessidade de coragem para enfrentar desafios, compreender diferentes contextos e exercer uma liderança inspiradora. Para ele, foco, clareza de objetivos e responsabilidade são pilares do desenvolvimento humano. “Isso tudo faz com que você seja uma pessoa melhor e cresça ao longo do tempo. Mostra, sobretudo, que somos do tamanho dos nossos sonhos e que não há limites impostos pelas circunstâncias. A verdade é que somos ilimitados”, declarou.

Leia também: