Sedap anuncia concurso para premiar a melhor amêndoa de cacau da Amazônia

Além do concurso, o evento contará com palestras, exposições e atividades voltadas para o setor cacaueiro, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações no cultivo e na produção de cacau na Amazônia.

O Chocolat Amazônia e Flor Pará 2024 terá como uma de suas principais novidades o primeiro concurso que premiará as melhores amêndoas de cacau da região amazônica.

O anúncio foi feito durante o lançamento oficial do evento, realizado nesta terça-feira (17), pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém.

O concurso, que se somará ao tradicional prêmio de melhor chocolate de origem amazônica, vai oferecer premiações para o primeiro, segundo e terceiro lugares. Além disso, há a possibilidade de prêmios em dinheiro e outras formas de reconhecimento, que ainda estão sendo definidos pela Sedap.

Segundo a coordenadora geral do festival, Lucimar Melo, a competição é um marco importante para o setor. “Esse é o primeiro concurso que organizamos focado nas amêndoas. Ele será realizado em um laboratório apoiado pelo Funcacau, com recursos arrecadados dos próprios produtores. Os vencedores poderão participar de competições nacionais e internacionais. Estamos entusiasmados com a qualidade do cacau que será apresentado”, destacou Melo.

O Chocolat Amazônia e Flor Pará 2024 acontecerá de 26 a 29 de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Além do concurso, o evento contará com palestras, exposições e atividades voltadas para o setor cacaueiro, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer as mais recentes inovações no cultivo e na produção de cacau na Amazônia.

Leia também: