Salvaterra: 50 filhotes de tartaruga marinha nascem na Praia Grande

Os filhotes nasceram de um total de 60 ovos. A equipe responsável efetuou o resgate de toda a ninhada, que recebeu os cuidados necessários para sua soltura, realizada nesta sexta-feira (26)

tartarugas marinhas
Foto Divulgação

Na madrugada da última quinta-feira (25) no ninho da Praia Grande, em Salvaterra, 40 tartarugas marinhas nasceram de um total de 60 ovos. A equipe responsável efetuou o resgate de toda a ninhada, que recebeu os cuidados necessários para sua soltura, realizada nesta sexta-feira (26).

Este ninho específico foi o local onde a desova ocorreu no dia 29 de fevereiro, e desde então se passaram 55 dias até o nascimento dos filhotes. A tartaruga que realizou essa desova é digna de nota, sendo a maior já registrada na costa de Salvaterra. Pertencente à espécie Tartaruga Verde (Chelonia mydas), ela tem uma envergadura impressionante de aproximadamente 1,10 metros de largura.

Brenda Costa, bióloga da Semma Salvaterra, ressaltou que muitos outros ninhos podem estar espalhados ao longo da costa do município. Uma única tartaruga pode efetuar até seis subidas por temporada em diferentes locais da mesma região.

A soltura das tartarugas deste ninho foi realizada com a presença da população, proporcionando a oportunidade para que todos conheçam e apoiem o trabalho dos profissionais dedicados à preservação, monitoramento e fiscalização dessas espécies tão importantes para o ecossistema marinho.

Confira as imagens da soltura:

Imagens/Divulgação
Imagens/Divulgação
Imagens/Divulgação

Leia também: