Saiba como manter a forma física sem precisar ir à academia

Por Pedro Garcia com supervisão de Alexandre Alencar

Todos sabemos que os exercícios físicos são de extrema importância na vida dos seres humanos, nos deixando mais dispostos para as tarefas do dia a dia, melhorando nosso rendimento físico e ajudando na nossa saúde mental. Pesquisas mostram que a realização de execícios físicos regulares reduzem os riscos de depressão e podem reduzir a perda cognitiva em pacientes com Alzheimer.

Quem nunca sonhou em entrar em forma sem precisar ir à academia ou até mesmo sem sair do conforto de casa? Mas a pergunta é: é possível ficar em forma sem ir pra academia? O portal Estado do Pará On-line perguntou para o personal Thiago Lopes.

“Dependendo da expectativa, pode-se dizer que sim, porém ganhar massa muscular (hipertrofia), exige volume total de treino para os músculos de acordo com o nível do praticante. Sem ir para a academia, você pode fazer calistenia (treinamento com o próprio peso corporal) e/ou Crosstraining, que popularmente é chamado de Crossfit por conta da marca’’, disse Thiago.

Thiago Lopes, sócio-proprietário da Kinesis Studio Personal e Fisioterapia

HIPERTROFIA

Hipertrofia é o aumento do tamanho de um órgão como consequência do aumento das funções celulares. A hipertrofia mais comum acontece na musculatura (hipertrofia muscular)

CALISTENIA

É um método de treinamento cujo objetivo é promover a resistência muscular de forma natural, em que não utiliza aparelhos de peso como a academia, muito menos precisa de quadra como vôlei ou tênis.

CROSSFIT

É um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando assim uma maior otimização de todas as capacidades físicas.

Beneficios da Musculação

A musculação melhora o condicionamento cardiorrespiratório, diminui a quantidade de gordura, auxilia o emagrecimento, diminui o risco de diabetes, aumenta a autonomia em idosos e garante mais disposição física. O aumento da massa muscular é importante não apenas por uma questão estética: os músculos são responsáveis pelo aumento do metabolismo basal (calorias gastas para manter as funções vitais), por exigirem do organismo um maior gasto energético para sua manutenção.

Confira 5 benefícios mentais das atividades físicas:

1- Sensação de bem-estar
Exercícios liberam endorfina, e a endorfina nos deixa felizes, com aquela sensação de que valeu a pena vencer a preguiça e fazer algo por nós mesmos.

2- Injeção de ânimo
A endorfina também auxilia no aumento da capacidade produtiva e intelectual e no nosso ânimo para encarar a vida. Os treinos matinais ajudam nesse aspecto.

3- Autoconfiança e Autoestima
A sensação de bem-estar e a injeção de ânimo, que melhoram nosso humor, nossa produtividade e nosso desempenho pessoal e profissional, consequentemente vão impactar na forma como nós nos enxergamos e enxergamos nossas capacidades e pontos positivos. Ou seja: autoconfiança e autoestima em alta!

4- Antidepressivo Natural
Quando nos sentimos bem, com energia, bom humor, confiança e autoestima carregada, as chances de desenvolvermos uma depressão são menores, já que tudo isso nos ajuda a melhorar o astral quando estamos “mais pra lá do que pra cá”.

5- Menos Ansiedade
Todos os tópicos conversam entre si. Junte os tópicos 1, 2, 3 e 4 e você vai ver como pode controlar melhor a sua ansiedade. A atividade física ajuda a colocar o pé de volta no chão e a acalmar as energias, reorganizando os pensamentos e as emoções.

A prática de exercício pode melhorar a circulação sanguínea no cérebro, alterando assim a síntese e a degradação dos neurotransmissores. Este é considerado o efeito direto da atividade física na melhoria da velocidade do processamento cognitivo. Uma pesquisa revelou que exercícios como caminhar, correr ou andar de bicicleta são essenciais para manter nossa função nervosa saudável, mesmo com a idade mais avançada, além disso, não podemos descartar que o exercício físico leve, aumenta o nível de concentração de serotonina e endorfina, resultando em sensação de bem estar.