O Rolê com EPOL voltou às ruas e, desta vez, a equipe esteve na Feirinha Japa, realizada na Praça Dom Alberto Ramos, no bairro da Marambaia. A repórter Sarah Carvalho acompanhou de perto a movimentação do evento, que reúne gastronomia, cultura japonesa e público diverso em um espaço aberto de convivência.
Além das comidas típicas, a feira também atrai fãs de anime, K-pop e da cultura oriental em geral, transformando a praça em um ponto de encontro para diferentes públicos. A proposta itinerante do evento é um dos diferenciais, como explica o coordenador da feira, Sunao Nakayama. “A Feirinha já tem um ano e três meses mais ou menos. E quase que toda semana a gente tá em lugares diferentes. A gente chega até em Barcarena, a gente está indo agora no próximo final de semana, e em vários locais, Ananindeua, Belém”, afirmou.
Neste fim de semana, a programação ocorre das 16h às 22h, com entrada gratuita. Cerca de 20 expositores participam da edição, oferecendo comidas típicas, bebidas e produtos inspirados na cultura japonesa e asiática. Entre os itens mais procurados estão pratos tradicionais e adaptações que misturam referências orientais.
Segundo Miyuki Yamada, do restaurante expositor Oishi, alguns dos campeões de venda são pratos conhecidos do público. “Vende tempura, yakisoba, hot sushi, takoyaki, guioza. O nosso diferencial aqui é a comida coreana”, explicou.
A feira também abre espaço para releituras e criações próprias dos empreendedores locais. Alana Zoé, da Asahi Culinária Oriental, destacou o principal produto do estande. “O carro-chefe é o nosso hot dog coreano. Todos eles são de salsicha, o que muda é a massa de empanamento, que pode ser de batata ou a tradicional”, disse.
No estande do restaurante Sakura, a aposta é em uma criação própria. “Aqui sai mais o temaki aberto, que é a nossa criação, com arroz embaixo, alga, tamagoiaki, salmão cru grelhado e também três camarões empanados por cima”, afirmou Lya Yamaga.
Para o público, a experiência vai além da alimentação. Entre uma barraca e outra, visitantes circulam, conversam e conhecem diferentes aspectos da cultura oriental. “É muito bom a gente ter um evento como esse, uma feira cultural que traz uma cultura muito interessante, que é a cultura japonesa, a cultura oriental”, avaliou o visitante Matheus Mouzinho.
A Feirinha Japa segue até este domingo (1º), na Praça Dom Alberto Ramos, na avenida Rodolfo Chermont, na Marambaia. Quem quiser acompanhar as próximas edições e saber por onde a feira vai passar pode conferir as atualizações no perfil oficial do evento nas redes sociais.
Leia também:












Deixe um comentário